INCLUSÃO

Cronograma de ações será realizado até dia 30 de setembro

Publicado em: 27/09/2022 por Sara Ribeiro

Dia do Surdo é comemorado com atividades de conscientização

Evento proporciona o debate sobre a inclusão da pessoa surda na sociedade. (Foto: Patrícia Araújo)

Para comemorar as conquistas e as lutas das pessoas surdas, nesta segunda-feira (26), a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Telasco Pereira Filho, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a abertura da Semana do Dia do Surdo, na Universidade Aberta do Brasil.

Com o tema “Mãos que falam, olhos que ouvem”, a solenidade contou com a presença de alunos, pais e comunidade. O evento abriu espaço para uma série de atividades que seguem até o dia 30 de setembro.

Nesta terça-feira (27), deu-se seguimento ao cronograma de ações com realização de pit stop da conscientização e panfletagem de divulgação do trabalho realizado pela unidade de ensino.

Além de celebrar o Dia do Surdo, a proposta é também comemorar as conquistas e divulgar as ações inclusivas voltadas para a comunidade surda implantadas pelo poder público, como o Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade, Siadi. “Devemos mostrar para sociedade a importância da inclusão do surdo na comunidade. Essa é nossa segunda ação voltada para a educação inclusiva nesse seguindo semestre e continuaremos encabeçando e apoiando causas que façam da pessoa com deficiência os protagonistas na comunidade”.

A filha de Edinalva Barbosa Brandão é aluna da escola Bilíngue, e destaca as mudanças de sua filha ao receber atendimento na instituição. “Minha filha tem cinco anos e ao matricularmos na escola bilíngue ela mudou completamente. Agora desenvolveu a língua de sinais, consegue se expressar e por ela não saia da escola já que lá é integral. Além da comodidade do deslocamento, pois a secretaria disponibiliza transporte escolar. São muitas conquistas que precisam ser divulgadas”.

O cronograma segue com atividades até o dia 30 de setembro:

28/09 - Sessão de Cinema;

29/09 - Passeio à Beira Rio (Atividade física na areia e Piquenique)

30/09 - Oficina de guloseimas (Festival de guloseimas Eu sou o mestre cuca)