Educação

PREMIADOS

Escola Municipal Afonso Pena conquista 1º lugar em Feira de Tecnologia em Belém (PA)

Escola do povoado 1700 apresentou pesquisa sobre açaí e sua utilização sustentável

Publicado em: 04/12/2024 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Escola Municipal Afonso Pena conquista 1º lugar em Feira de Tecnologia em Belém (PA)

Apresentação do projeto "Biochar de Açaí: Inovação Verde Transformando o Caroço do Açaí em Ferramenta para o Futuro" (Foto: Sara Ribeiro)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), concedeu nesta quarta-feira (04), o título de Escola Sustentável à unidade de ensino do povoado 1700, Escola Municipal Afonso Pena. Título criado pelo Programa Meu Ambiente, foi entregue pela secretária de Educação, Cleomar Conceição.

A honraria foi um gesto de reconhecimento para celebrar o 1º lugar conquistado pela escola na Mostra de Ciência, Tecnologia, Instituto e Açaí (MCTIA), realizada em Belém (PA), que destacou projetos inovadores e sustentáveis, com foco na preservação ambiental e no desenvolvimento de soluções criativas para desafios sociais e ecológicos. Os estudantes, professora e gestão apresentaram a pesquisa “Biochar de Açaí: Inovação Verde Transformando o Caroço do Açaí em Ferramenta para o Futuro”, com abordagem revolucionária para a utilização do resíduo do caroço de açaí.

O projeto expôs a transformação de caroços de açaí, antes descartados de forma inadequada, em biochar, um material com aplicações que vão desde a recuperação de solos até a produção de materiais escolares, como a borracha. “A iniciativa combina sustentabilidade, economia circular e responsabilidade social, mostrando como os resíduos podem se transformar em recursos valiosos”, explicou a gestora Maria Edicles da Silva.

Além de reduzir impactos ambientais, o biochar contribui para a retenção de carbono no solo, melhoria da fertilidade e diminuição da poluição urbana gerada pelo descarte massivo de caroços. O trabalho foi reconhecido como um exemplo de inovação alinhada com as demandas do século XXI, integrando tecnologia, educação e práticas ambientais para transformar resíduos em oportunidades. A pesquisa também foi desenvolvida com apoio e orientação da Semed com o Programa Meu Ambiente.

“A nossa satisfação enquanto Secretaria de Educação é imensa. Quero dizer que vocês, alunos, escola, comunidade, estão no caminho certo, no caminho da pesquisa e justamente fazendo o que é preciso, abraçando a realidade da escola, do povoado e que no futuro terão os frutos. Ver caroço de açaí transformado em borrada escola é de uma criatividade maravilhosa. Além disso, somado a conservação do meio, vocês estão mostrando para a comunidade a mais uma opção de fonte de renda para o povoado”, elogiou Cleomar Conceição.

A aluna pesquisadora Gabriela do Nascimento, de 13 anos, segredou que inicialmente ficou nervosa na participação da feira, porém a conquista valeu a pena. “Quando cheguei lá, começou aquele nervosismo, aquele medo de não saber o que falar, mas quando a gente ganhou foi uma felicidade imensa, tão incrível que eu não sei como explicar, pois concorremos com 285 escolas de todos o país”.

Educação