Educação

Processo eleitoral

Escola municipal Darcy Ribeiro realiza projeto Eleição Simulada

Alunos puderam participar do processo com direito a votação para prefeito

Publicado em: 03/10/2024 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Escola municipal Darcy Ribeiro realiza projeto Eleição Simulada

O projeto de cidadania, que envolveu a participação ativa de todos os alunos, teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre o papel do cidadão no processo democrático (Foto: Assessoria)

Em culminância ao projeto “Eleição Simulada”, a Escola Municipal Darcy Ribeiro, realizou nesta quinta-feira (03), um momento de exercício da cidadania, com 1500 alunos participando de simulação de votação para prefeito da cidade. A dinâmica do processo eleitoral faz parte das atividades implementadas durante o mês de setembro, no qual, de forma interdisciplinar, os estudantes discutiram sobre a importância do voto, os cargos em disputa e o sistema eleitoral brasileiro, com foco especial em questões como o segundo turno. 

O projeto de cidadania, que envolveu a participação ativa de todos os alunos, teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre o papel do cidadão no processo democrático. “Foi um mês inteiro de trabalho, envolvendo todos os componentes curriculares. Discutimos o que é o voto, sua importância, os cargos em disputa este ano, e também por que há segundo turno em algumas eleições”, explicou, Cleres Carvalho, gestora pedagógica da escola.

Além dos diálogos em sala de aula, os alunos foram incentivados a acompanhar as propostas dos candidatos em casa, com debates ocorrendo na escola após assistirem aos programas eleitorais. Como parte prática do projeto, os estudantes participaram de uma eleição simulada. Alguns deles, inclusive, fizeram campanhas nas redes sociais, aprendendo na prática sobre as dinâmicas políticas.

“Hoje todos os alunos passaram pela experiência simulada de exercer o direito ao voto. Muito importante essa iniciativa da escola e quero parabenizar toda a equipe diretiva e professores pelo projeto como uma forma prática de aprendizagem”, elogiou a secretária de Educação, Cleomar Conceição. 

Educação