CONQUISTA

Escolas da rede municipal de ensino participam do I Festival de Foguetes

Equipes vencedoras representarão Imperatriz na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), no Rio de Janeiro

Publicado em: 30/08/2023 por Letícia Holanda

Escolas da rede municipal de ensino participam do I Festival de Foguetes

Escola Municipal Wady Fiquene conquistou a primeira colocação; o segundo lugar ficou com a Escola Madalena de Canossa e na terceira colocação a Escola Antônio Leite. (Foto: Sara Ribeiro)

Numa seletiva para escolher as representes de Imperatriz na etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu I Festival de Foguetes. Evento ocorreu em área aberta em frente à Escola Municipal Wady Fiquene.

As 16 equipes, de 15 escolas classificadas, participaram da competição, com destaque para a Escola Municipal Wady Fiquene, que garantiu a primeira colocação; o segundo lugar ficou com a Escola Madalena de Canossa e na terceira colocação a Escola Antônio Leite. Estas representarão a cidade na MOBFOG, no período de outubro e dezembro de 2023, no Barra do Piraí, Rio de Janeiro.

Os alunos foram avaliados em duas etapas de lançamento, a partir da contagem das distâncias alcançadas pelos projéteis que são derivados de materiais descartáveis. As participantes foram as escolas municipais Wady Fiquene, Madalena de Canossa, Antônio Leite, Maria das Neves, Domingo de Moraes, Tirandentes II, Professor José Queiroz, Marly Sarney, Darcy Ribeiro, Afonso Pena, Maria Evangelista, Paulo Freire, Ipiranga, Tocantins e Leôncio Pires.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, garante que é um projeto de incentivo ao ensino e as ações científicas. “Estamos evoluindo com a educação. O Festival é uma oportunidade de vivência de aprendizagem fora da sala de aula, pois as experiências científicas precisam fazer parte da rotina dos estudantes. E é sempre gratificante ver os bons resultados da rede municipal em eventos nacionais”.

Integrante da equipe da Escola Wady Fiquene, Carlos Eduardo Barrozo, destaca seu empenho para a conquista da vaga para representar a cidade. “Foi todo um trabalho de pesquisas, de desenvolvemos os foguetes dentro dos padrões, além de bastante treinos para chegarmos na competição e ganharmos”.