RECREAÇÃO

Escolas do Município realizam a Semana do Brincar

As crianças participaram de brincadeiras e confeccionaram brinquedos de materiais recicláveis

Publicado em: 26/05/2023 por Letícia Holanda

Escolas do Município realizam a Semana do Brincar

As brincadeiras fazem parte da formação escolar dos alunos (Foto: Divulgação)

Em incentivo ao direito do brincar para o desenvolvimento das crianças, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com as escolas municipais de Educação Infantil, promoveu atividades pedagógicas em alusão a Semana Internacional do Brincar. A iniciativa ocorreu de 20 a 26 de maio.

A culminância da Semana foi realizada nesta sexta-feira (26), em várias unidades de ensino, como a Escola Municipal de Educação Infantil Hérica Barros de Jesus, numa programação com brincadeiras ao ar livre, com elementos da natureza, pinturas e desenhos. Os alunos da Creche Municipal Educandário do Saber participaram de jogos educativos e confeccionaram brinquedos com materiais descartáveis.

Já a Creche José Ribamar Garros realizou dinâmicas em um piquenique para os estudantes e pais. As escolas municipais de Educação Infantil Nossa Senhora de Fátima, Jair Rosignoli, Maria José Silva Nunes, Creche Parque Anhanguera e Escola Municipal Senhor Jesus Vila Conceição II também garantiram ações divertidas.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisa que o brincar faz parte da formação escolar das crianças. “Todas as nossas escolas de Educação Infantil realizaram ações pedagógicas com os alunos. A Semana está no calendário letivo e permite fomentar o brincar como uma forma de desenvolver as aprendizagens”.

A gestora da Escola Hérica Barros, Janaina Pimenta, comenta a importância do brincar na rotina escolar. “Esse ano, a Semana trabalhou a importância das brincadeiras na natureza. As brincadeiras permitem o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico das crianças”.