PARTICIPAÇÃO

Estudantes da rede municipal participam do Rally Internacional da Educação

As atividades ofertadas na programação foram os campeonatos de carros produzidos a mão e movidos a bexiga e elástico, além de quiz educativo

Publicado em: 09/09/2022 por Letícia Holanda

Estudantes da rede municipal participam do Rally Internacional da Educação

Participação da Secretaria de Educação ocorreu durante o Rally dos Sertões em Imperatriz. (Foto: Sara Ribeiro)

Com muita animação, cerca de 300 alunos da rede municipal acolheram a caravana do Rally dos Sertões, nesta quinta-feira (08), no Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva. Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Semed), 11 escolas participaram de ação educativa com o Rally Internacional de Educação e campeonato de carros confeccionados a mão e game de perguntas e respostas.

No período da manhã, alunos das escolas municipais, Madalena de Canossa, Maria Francisca Pereira, Afonso Pena e Santa Maria participaram da competição com carros produzidos a mão e movidos a bexiga. O título de campeão ficou para os alunos e professor da Escola Maria Francisca.

Foto: Patrícia Araújo

Durante a tarde, as participantes foram as escolas Marly Sarney, Darcy Ribeiro, Wady Fiquene, Giovanny Zanny, Frei M. Procópio, Antônio Leite e Morada do Sol. No campeonato com carrinho movido a elástico a Escola Wady Fiquene levou a melhor. Os competidores ganharam medalhas, troféus, brindes e incentivo financeiro para os professores.

Eychila Sophia Vieira, aluna da Escola Municipal Santa Maria, relata como foi o processo de montagem até a participação no Rally. “Prestamos atenção nas instruções e em equipe construímos os carrinhos. Hoje é mais um momento para mostrar os resultados e aprendermos um pouco mais nesse evento”.

A participação da Semed contou também com a exposição do Laboratório de Robótica, um dos projetos das inovações tecnológicas desenvolvidas na rede municipal para uso pedagógico. “A gestão do Município sempre apoia projetos que venham agregar e desenvolver a educação. Rally da Educação é exemplo disso, que veio incentivar os alunos a crescerem no ensino. Os resultados puderam ser vistos com o empenho e criatividade dos alunos na montagem dos carrinhos”, destaca o secretário de Educação, José Antonio Pereira.

Foto: Patrícia Araújo

Carlos Oliveira, da organização do Rally Internacional de Educação, frisa que as parcerias com os municípios garante a prática dos projetos educativos e sociais. “Trouxemos alguns brinquedos educativos, trocamos experiências com os professores, estamos verificando que formações podemos fazer em parcerias, com nós mesmos. É uma troca muito grande, acredito que estamos aprendendo mais que ensinando aqui com essa garotada”.