Conhecimento

Gestores escolares participam de formação da Região Nordeste

Evento reunião representantes de Imperatriz e cidades circunvizinhas

Publicado em: 22/06/2024 por Sara Ribeiro

Gestores escolares participam de formação da Região Nordeste

Promovido pelo Cecampe Nordeste, o evento teve o apoio da Prefeitura de Imperatriz. (Foto: Patrícia Araújo)

Nos dias 20 e 21 de junho, equipes diretivas das escolas municipais e da Secretaria de Educação de Imperatriz participaram da 1ª Capacitação para Gestores Escolares da Região Nordeste. Encontro com o “tema PDDE e as ações integradas: novas formas de gestão”, ocorreu no Anfiteatro José de Ribamar Fiquene e contou com a presença da secretária de Educação, Cleomar Conceição e do adjunto, Domingos Bandeira.

Promovido pelo Cecampe Nordeste, o evento teve o apoio da Prefeitura de Imperatriz, e também contou com a presença de representantes das cidades circunvizinhas. Na pauta principal, a execução dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), os diversos tipos de PDDE, formas de execução, além da nova plataforma e metodologia de prestação de contas.

Com a publicação da Resolução 7 de 22 de maio de 2024, foi instituído pelo Governo Federal o Sistema BB Gestão Ágil como ferramenta de prestação de contas das unidades executoras. A formação orientou sobre a nova plataforma. “Além das teorias, do BB ágil, promovemos oficinas práticas de tudo que compõe uma unidade de execução financeira, sobre criação de conselho, acesso aos sistemas, consulta as plataformas públicas, modelos de documentos que regem o colegiado, enfim, diversas orientações”, explicou Diego Oliveira, agente local de desenvolvimento do Cecampe Nordeste polo Imperatriz.

A secretaria de Educação, Cleomar Conceição, observou que “esses momentos de partilha de conhecimento são fundamentais para que os 126 gestores possam conduzir os recursos da escola da melhor forma possível, bem como realizar a prestação de conta da forma correta”.

A nova plataforma BB gestão ágil já está disponível e o prazo de prestação de conta referente ao exercício de 2023 e do primeiro semestre de 2024 será até o dia 31 de agosto. “É imprescindível que se faça no prazo para evitar problemas como inadimplência, bloqueio de recursos, devolução ou não utilização”, finalizou Domingos Bandeira.