INCLUSÃO

II Semana da Educação Inclusiva oferta minicursos para profissionais da rede

Dentre as atividades estiveram as oficinas sobre materiais, atividades adaptadas, além de Libras, cegueira e baixa visão.

Publicado em: 25/08/2023 por Letícia Holanda

II Semana da Educação Inclusiva oferta minicursos para profissionais da rede

O Cronograma da Semana da Educação Inclusiva ocorre até sexta-feira (25), com palestras no anfiteatro José de Ribamar Fiquene (Foto: Sara Ribeiro)

Como parte das atividades da II Semana da Educação Inclusiva, gestores, coordenadores, professores e estudantes participaram nesta quarta-feira (23), na Universidade Aberta do Brasil (UAB), de oficinas voltadas para atendimento à pessoa com deficiência. Foram ofertados cursos sobre materiais, atividades adaptadas; além de Libras, cegueira e baixa visão.

Apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os workshops debateram sobre o capacitismo no espaço escolar. A oficina de materiais trabalhou com práticas na confecção de objetos pedagógicos inclusivos. A de atividades adaptadas explanou exemplos de conteúdos e tarefas desenvolvidas para alunos com deficiências. No workshop de Libras foi explicado sobre a língua de sinais, por meio de conversações e apresentação teatral; e na cegueira e baixa visão, os participantes aprenderam sobre a interação e a utilização do Sistema Braille.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, destacou que a Semana Inclusiva faz parte das ações da rede municipal de ensino. “Capacitar nossas equipes para uma atuação mais efetiva é sempre o melhor caminho, pois o conhecimento é que nos possibilita melhorar nossa atuação enquanto comunidade e rede de ensino”.

Segundo Andréia Sousa, responsável pelo minicurso sobre cegueira e baixa visão, os participantes da oficina conheceram na prática como deve ser um ambiente social e escolar inclusivo, além da vivência das pessoas com deficiências. “Trabalhamos algumas temáticas voltadas para os deficientes visuais, tivemos a presença deles na sala e com isso, ofertamos orientações de mobilidade, respeito, integração na escola e oportunidade de emprego”.

O Cronograma da Semana da Educação Inclusiva ocorre até sexta-feira (25), com palestras no anfiteatro José de Ribamar Fiquene.