FORMAÇÃO

São mais de 350 vagas disponíveis para professores e comunidade em geral

Publicado em: 08/08/2023 por Letícia Holanda

Inscrições abertas para cursos de Libras e Braille

A iniciativa visa formar profissionais para atuarem com pessoas com deficiências auditiva e visual, garantindo o aumento de espaços sociais e escolares inclusivos. (Foto: Assessoria)

O 2º semestre letivo começou com oportunidade de qualificação para os profissionais da rede pública de ensino. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está com vagas disponíveis para os cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Sistema de escrita Braille. As inscrições iniciam nesta quarta-feira (09), e seguem até 11 de agosto, no Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (Siadi), na Rua Dom Cesário, bairro Maranhão Novo, das 08 às 12h e das 14h às 18h.

A iniciativa é direcionada para professores da rede municipal de ensino, e 20% das vagas destinadas para comunidade em geral. São disponibilizadas 280 vagas para turmas de Libras, contemplando as etapas: básico, intermediário e avançado. Além disso, 75 vagas para turmas de Braille, no nível básico e avançado.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, destaca que o projeto sempre desperta uma boa quantidade de interessados. “Ofertamos diversas turmas em vários níveis, justamente para contemplar um número significativa de profissionais. É uma forma de fomentar cada vez mais as práticas inclusivas no ambiente escolar e social”.

Os cursos são gratuitos, com certificação de 120 horas, e cada turma terá dois encontros por semana, com duas horas de duração. “A oferta dos cursos permite beneficiar pessoas com deficiência auditiva e visual, principalmente, os alunos nessas condições com salas de aulas cada vez mais inclusivas”, pondera Leila Lopes, a coordenadora do Siadi.