Capacitação

Mais de 2 mil pessoas participaram do 1º dia do VIII Congresso Municipal de Educação

A programação segue nesta sexta-feira (04), com palestras, debates e a presença do escritor Fabrício Carpinejar

Publicado em: 04/08/2023 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Com abordagem sobre raça, etnia, gênero, deficiências e transtornos, o encontro fomentou reflexões a partir do painel de discussão (Foto: Sara Ribeiro)

Profissionais da Secretaria de Educação (Semed) e convidados participaram na quinta-feira (03), do início do maior evento formativo da Região Tocantina. O VIII Congresso Municipal de Educação reuniu mais de 2 mil pessoas no New Palace Eventos.

Com público dividido entre a solenidade de abertura e painel de discussão na parte da manhã e para o segmento da Educação Infantil no período da tarde, os participantes puderam refletir e diálogos sobre o tema central “INCLUIR E AVALIAR: A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL”.

O primeiro momento contou com a participação especial da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; do prefeito de Imperatriz, Assis Ramos; do secretário de Educação, Jose Antônio Pereira; de vereadores, secretários de pastas do município e de cidades vizinhas, bem como dos palestrantes.

“Fico muito feliz em falar de Educação. Participar do Congresso também é uma forma de retribuir a essa cidade que me acolheu por tanto tempo. Então estar aqui hoje nessa posição de primeira ministra de estado indígena é muito gratificante”, destacou a Ministra Sônia Guajajara.

O prefeito Assis Ramos agradeceu a todos os profissionais e em especial a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, por ter aceito o convite da gestão para participar do evento. “A educação sem sombra de dúvidas é o único caminho para a transformação da sociedade. E realizar este evento é muito gratificante, pois nossa educação municipal foi totalmente reconstruída”, ressaltou o prefeito Assis Ramos.

Com abordagem sobre raça, etnia, gênero, deficiências e transtornos, o encontro fomentou reflexões a partir do painel de discussão formado pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, Profº Me. Fausto Ricardo Sousa, profº Dr. Claudinho Dusik, pela psicóloga Ma. Kiria Karine Ribeiro, o profº Me. John Jamerson Brito e do mediador profº Dr. Witemberg Zaparoli. “Foi um rico momento de aprendizado, de troca de informação e conhecimento para nos fazer refletir sobre a temática, para as demandas de uma sociedade diversificada e para ambiente educacional mais inclusivo”, frisou o secretário de Educação, José Antonio Pereira.

No período da tarde, as palestras sobre Inclusão na Educação Infantil, foram ministradas pelo Dr. José Edilmar de Sousa e a mestra Jane Haddad. Além das apresentações culturais e práticas existosas.

O evento segue durante todo o dia e finaliza nesta sexta-feira (04), com palestras e show com Fabrício Carpinejar.

Colaboração Letícia Holanda