REGULAMENTAÇÃO

Município avança na Educação em Tempo Integral com mais de 2300 novas vagas criadas

São 29 unidades escolares na zona urbana e rural, contempladas com a modalidade de ensino

Publicado em: 10/05/2024 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Essas medidas representam um avanço significativo na oferta de educação de qualidade em período integral para crianças e adolescentes do município. (Foto: Sara Ribeiro)

Na última quinta-feira (09), o Conselho Municipal de Educação de Imperatriz (CME) aprovou uma importante conquista para a educação local. Com a presença do secretário de Educação, José Antonio Pereira, e representantes do poder público e sociedade civil, a sessão solene de apreciação e análise, teve aprovação unanime da Resolução que estabelece as normas operacionais para a Educação em Tempo Integral, em conformidade com a lei n.º 14.640 de 31 de julho de 2023 e a portaria n.º 42/2024.

Este ano, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), criou mais de 700 vagas para turmas em tempo integral no Ensino Fundamental Anos Iniciais, somando-se à ampliação de mais de 1600 vagas na Educação Infantil, distribuídas entre 29 unidades escolares da zona urbana e rural. Essas medidas representam um avanço significativo na oferta de educação de qualidade em período integral para crianças e adolescentes do município.

O secretário José Antonio Pereira enfatizou que “a Educação em Tempo Integral é uma das prioridades da gestão, pois sabemos que é fundamental proporcionar um ambiente educacional completo e enriquecedor para nossos estudantes”. Ele também ressaltou a importância do compromisso e da participação da sociedade em geral na construção de uma educação cada vez mais inclusiva e eficiente, e do apoio do CME aos projetos da gestão municipal.

Nos últimos anos, o CME responsável pela regulamentação das leis referentes a educação municipal, teve papel fundamental ao apoiar as ações necessárias para a comunidade escolar, tais como: Resolução da entrega da Merenda Escolar como kits de Alimentação para os alunos na época da pandemia; Resolução de reconhecimento das escolas; Regime especial do Ensino Regular para Ensino Híbrido na Pandemia; Projeto EJA profissionalizante; Terminalidades específicas para alunos com deficiência; Autorização de funcionamento de escolas; Programa Meu Ambiente; Projeto Jogada Nota 10, dentre outros.

O presidente do CME, Francisco Silvestre, observa que a iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em promover uma educação de qualidade, pautada no desenvolvimento integral dos alunos. “Vem contribuindo nos últimos anos para que possamos ter mais qualidade na educação, mais ensino de forma democrática, visto que o mais importante é o sucesso do aluno”.