AMPLIAÇÃO

Prefeitura e Steei finalizam projeto de lei sobre carga horária dos professores

Publicado em: 31/10/2018 por Sara Ribeiro

Prefeitura e Steei finalizam projeto de lei sobre carga horária dos professores

Aumento da carga horária será de acordo com necessidade da Secretaria Municipal de Educação (Foto: IMADRONEBR)

Reunião realizada na última terça-feira, 30, entre as Secretarias de Administração e Educação com Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino de Imperatriz, Steei, alinhou detalhes do projeto de lei que possibilitará ampliação da carga horária dos professores, da rede municipal de ensino, de 20 para 40 horas semanais. Medida beneficiará com reajuste salarial de 70% para 100%, com o segundo turno em sala de aula.

De acordo com o secretário municipal de Administração, José Antônio Pereira, trata-se de um benefício esperado pela classe. “Processo está em fase de tramitação, segue para o gabinete do prefeito, receberá um parecer jurídico, e será protocolado na Câmara” – explicou.

Nos moldes do que ocorre atualmente, mudança de 20 para 40 horas ocorrerá conforme necessidade da Secretaria Municipal de Educação, Semed, para suprir, exclusivamente, a falta de professores em sala de aula.

Francisco Messias, presidente do Steei, acredita que o projeto não demorará a ser votado na Câmara, dando agilidade ao processo. “Sabemos que os vereadores querem o melhor para a educação, logo o documento será votado. O prefeito Assis também tem interesse em sancionar, o mais rápido possível, esse projeto, assim esperamos que a partir do dia 15 de janeiro do próximo ano, já termos professores aptos a essa melhoria” – destacou.

Com projeto aprovado, a Semed lançará edital para os profissionais que tiverem interesse em concorrer às vagas. “A lei é específica aos professores em plena atuação e que desejam estar em sala de aula. Há algumas restrições para os profissionais com redução de carga horária, por exemplo, ou outras especificidades detalhadas em edital. Por isso, a necessidade de realizarmos uma seleção, porque o profissional também pode optar em não requerer o benefício” – lembrou o secretário de educação, Josenildo Ferreira.