RECORDE DE PÚBLICO

Prefeitura leva multidão na parada oficial do 7 de setembro

Instituições apresentaram o resgate histórico dos 200 anos da independência do Brasil

Publicado em: 08/09/2022 por Sara Ribeiro

Prefeitura leva multidão na parada oficial do 7 de setembro

O tom festivo do evento marca o momento otimista que a educação municipal vive em Imperatriz. (Foto: Patrícia Araújo)

Civismo, respeito aos símbolos nacionais e orgulho pelas conquistas do país. A parada oficial da Independência, realizada na quarta-feira, 7 de setembro, em Imperatriz, celebrou com otimismo o retorno dos grandes eventos no calendário da Prefeitura. Milhares de pessoas tomaram a Avenida Getúlio Vargas para prestigiar o desfile das escolas da rede municipal de ensino e as instituições cívico-militares.

Organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o desfile oficial encerrou a Semana da Pátria, que contou com a Corrida do Fogo Simbólico, as solenidades na Zona Rural e comemorações nas unidades de ensino.

A festividade iniciou com hasteamento das bandeiras do Brasil, Maranhão e de Imperatriz. Mais de 50 pelotões das instituições civis, militares e religiosas, além das fanfarras e bandas musicais fizeram o percurso, arrancando aplausos do público.

O prefeito Assis Ramos destaca que “nessa retomada da parada oficial o Município promoveu um verdadeiro resgate histórico de toda a nossa identidade cultural nesse bicentenário do país, de forma contextualizada e cheia de beleza e encantos”, comenta.

A comunidade esteve de olhos fixos nas performances e cores do desfile, como relata a comerciante, Rosa Pinheiro, que há 48 anos mora na avenida e acompanha o ato cívico. "É um evento que faz parte da nossa nação, um momento para lembrarmos que somos brasileiros".

A porta bandeira Maria Eduarda Sousa, da banda de música da Escola Municipal Leôncio Pires Dourado, conta da responsabilidade de representar o nome da instituição. "Foram vários dias ensaiando para estar aqui hoje festejando a nação brasileira e a instituição que estudo".

Este ano, a Semed abordou o tema dos "200 anos de Independência do Brasil", comemorado em 2022. As escolas dividiram-se para fazer um apanhado da história, até os anos atuais.

Para o Comandante do 50 Bis, Tenente-Coronel Stefanes Mendes de Melo,  o 7 de setembro é um ato memorável e tradicional para os brasileiros. "É uma oportunidade de reafirmarmos nossa identidade, relembrarmos o grito do Ipiranga em 1822, os desafios e homenagearmos a grande nação que somos".

O tom festivo do evento marca o momento otimista que a educação municipal vive em Imperatriz, com investimentos em estrutura física e pedagógica para preparar os cidadãos do futuro. “Foi uma belíssima festa. As escolas estão de parabéns, mostraram toda a beleza, o conhecimento e criatividade sobre os marcos do nosso país”, elogiou o secretário de Educação, Jose Antonio Pereira.

Com colaboração de Letícia Holanda