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Prefeitura promove III Semana de Educação Inclusiva

Programação segue até a próxima sexta-feira nas escolas da rede municipal

Publicado em: 20/08/2024 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Prefeitura promove III Semana de Educação Inclusiva

A abertura da semana contou com a participação da psicóloga Michelle Moucherek, que conduziu o tema da palestra central sobre escola acolhedora, (Foto: Sara Ribeiro)

Como espaço de diálogo para “Construir caminhos para uma escola acolhedora”, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início a III Semana Municipal de Educação Inclusiva. Atividades iniciaram nesta segunda-feira (19), e seguem até a próxima sexta-feira (24).

A abertura da semana contou com a participação da psicóloga Michelle Moucherek, que conduziu o tema da palestra central sobre escola acolhedora, direcionada para as professoras das Salas de Recursos Multifuncionais e equipe do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (Siadi).

Representando a secretária de Educação, Cleomar Conceição, a secretária adjunta de Ensino, Raibeth Fernandes, ressaltou a importância do diálogo sobre acolhimento e sobre as atividades da semana na escola. “Sabemos que a cada ano conseguimos evoluir mais com políticas inclusivas, com acolhimento aqueles que precisam da nossa atenção especial, do nosso cuidado que são nossas crianças. Além disso, é importante preparar ainda mais nossos profissionais para os desafios diários”.

A coordenadora do Siadi, Leila Lopes, observa que a semana é mais um momento para pensar e construir uma escola que acolhe a todos de forma igualitária e humana. “Vejo com muita alegria toda a disponibilidade dos professores com todas as atividades programadas para as escolas, pois inclusão de fato acontece é no chão da escola, sempre no intuito de além de alcançar o nosso público principal, que todos os nossos projetos possam contemplar os alunos de forma eficaz e significativa”.

Ao longo da semana, com a oportunidade de compartilhar conhecimentos, trocar experiências e fortalecer práticas docentes, haverá uma vasta programação de ações nas escolas. Dentre elas: estudo com professores da Educação do Campo sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI); Formação de Ledores sobre técnicas de leitura e a audiodescrição no contexto escolar; Oficina de Arte Coletiva; Contação de Histórias Inclusivas; roda de conversa: Como apoiar a aprendizagem dos filhos em casa, dentre outras atividades.

“Fiquei muito feliz com o convite, pois entendo os esforços que o município tem feio em desenvolver ações com o professores de formação continuada tocando em assuntos que são muito relevantes para a educação inclusiva, sobretudo pela sua complexidade e necessidade constante de que os professores enquanto sujeitos também sejam cuidados. Falar de escola acolhedora vai além de só acolher, mas também de profissionais acolhidos e que vai conseguir acolher a partir disso”, ressaltou a psicóloga Michelle Moucherek. 

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