FORMAÇÃO

Professores da rede municipal participam de Oficina de Foguetes

Publicado em: 27/05/2024 por Sara Ribeiro

Professores da rede municipal participam de Oficina de Foguetes

A capacitação desenvolveu atividades práticas de construção de bases direcionadas para as Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Jornada de Foguetes (Foto: Sara Ribeiro)

Para aperfeiçoar as técnicas dos professores de Robótica Educacional, das escolas da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou no sábado (25), a 1ª Oficina de Foguetes Nível 3. Encontro ocorreu na Escola Municipal Wady Fiquene, na Nova Imperatriz,

A convite do Setor de Ciência e Tecnologia da Semed, 15 professores representando suas unidades escolares participaram da formação conduzida pelo professor de matemática da Escola Wady Fiquene, Dyego Vilela, campeão da MOBFOG 2024, no Rio de Janeiro.

A capacitação desenvolveu atividades práticas de construção de bases direcionadas para as Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Jornada de Foguetes. “Nossa intenção é melhorar o nível e a parte científica dos professores da rede municipal, para as atividades externas. Com nível mais elevado, conseguiremos fazer bases melhores, mais avançadas, para serem testadas nas escolas e compartilhar conhecimento com os colegas”, explicou o professor Dyego Vilela.

Representando o secretário de Educação, José Antonio Pereira, o professor Domingos Bandeira, secretário adjunto, elogiou a iniciativa. “A robótica educacional foi um importante investimento para a rede municipal, que agregou projetos inovadores para as escolas, que empolga os alunos e também dialoga com outras disciplinas. A robótica tem esse papel de criar oportunidades, desenvolver sonhos e um futuro de possibilidades para todos”.

Com a construção das bases de alta performance, as escolas Frei Tadeu, Paulo Freire, Marcionília Gomes Soares e Machado de Assis destacaram-se na produção e foram os ganhadores das novas ferramentas.

Além disso, 13 alunos participantes do Torneio interno de Foguetes da Escola Wady Fiquene foram premiados durante a formação, com direito a troféus e medalhas confeccionadas pela impressora 3D da instituição. Vale ressaltar que na competição interna, mais de 130 alunos, organizados em 50 equipes, participaram da atividade.