Respeito às diferenças é tema de Mostra Cultural na Educação Infantil

Alunos da Escola Juracy Conceição encantam público com apresentações infantis

Publicado em: 28/09/2018 por Sara Ribeiro

Respeito às diferenças é tema de Mostra Cultural na Educação Infantil

Atividades culturais objetivam a construção do comportamento infantil (Foto: Patrícia Araújo)

Ensinar cidadania de forma lúdica e divertida foi a metodologia utilizada pela Escola Municipal de Educação Infantil Juracy Conceição, no Centro, nos trabalhos apresentados na XI Mostra Cultural, realizada nesta sexta-feira, 28. Pais e responsáveis lotaram o pátio da instituição para acompanhar o espetáculo infantil, protagonizado pelas crianças do I e II período.

Com o tema “Respeito às diferenças”, contos infantis foram utilizados para o desenvolvimento das aulas, com objetivo de auxiliar na construção do comportamento infantil. Histórias como de Chapeuzinho Vermelho, ressaltou a obediência e respeito; Três Porquinhos, destacou a importância da moradia e da família; Branca de Neve e os Sete Anões, o valor da amizade; Patinho Feio, para as diferenças físicas; e a Arca de Noé, no cuidado aos animais e com o meio ambiente.  Além isso, essas temáticas também foram utilizadas nos trabalhos manuais em sala e na confecção do figurino das apresentações.

“Buscamos possibilitar as crianças e a comunidade em suas vivências, a valorização, a importância do respeito às diferenças do outro relacionado aos aspectos físicos, intelectuais, econômicos, sociais e religiosos” – destacou a gestora da unidade escolar, Sandra Maria Marinho Farias.

Mãe de dois alunos da escola, Fabíola Almeida Matos, elogia o trabalho. "Todos os eventos acompanho meu filhos. Nesse projeto, por exemplo, eles desenvolveram toda a dinâmica que foi passada, não só para apresentação que fizeram, mas toda dinâmica, da solidariedade, de compartilhar, de cuidar dos animais. Tudo isso eles aprenderam e vão levar pra fora da escola" – destacou.

Para Antônio Marcos Alves, pai de aluno, o tipo de atividade é importante para o processo de aprendizagem. “Eu sempre que posso estou nos eventos dos meus filhos. Hoje, por exemplo, estou de folga, mas às vezes eu preciso trocar com um colega de trabalho para poder participar desses momentos. Todos os pais devem, sempre que puderem, estar acompanhado os filhos na escola" – frisou.

Mostra Científica – A escola Municipal Presidente Costa e Silva também realizou, nesta sexta-feira, 28, atividade educativa, porém de cunho científico. Aproximadamente, 350 alunos, de 6º a 9º ano, dos três turnos, apresentam os trabalhos de pesquisa na IV Mostra Científica, MOCEMPCS.