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Prefeitura presente com vários serviços no primeiro Lava Pratos de Imperatriz

O Município vai atuar em parceria, promovendo ações nas áreas de saúde, segurança, limpeza, iluminação pública e meio ambiente

Publicado em: 23/02/2024 por João Rodrigues

Secretaria de Governo

Prefeitura presente com vários serviços no primeiro Lava Pratos de Imperatriz

A prefeitura vem atuando antes mesmo da festa com a recuperação de vias, e na manutenção e modernização da iluminação pública da Avenida Bernardo Sayão. (Foto: Governo do Estado do Maranhão)

Parceira da organização do Carnaval do Lava Pratos, a Prefeitura vai oferecer vários serviços durante os dois dias do evento que acontece neste fim de semana, na Avenida Bernardo Sayão. Por meio de suas pastas, o Município vai atuar em suporte nas áreas de segurança, saúde, trânsito viário, limpeza pública, iluminação pública e meio ambiente. 

Sob a coordenação e mobilização da Secretaria de Governo e Projetos Estratégicos (Segov), vão participar a Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh) 

GMI com força total 

Bem preparada para atuar em cumprimento as suas atribuições de preservação dos bens públicos, a GMI também tem histórico de atendimento em ocorrências de recuperação de veículos roubados, dentre outras, sendo considerada uma força de segurança auxiliar muito importante.

“Cada órgão recebeu atribuições específicas, e elaborou planejamento específico, dentro de suas áreas de atuação, para que o primeiro lava pratos de Imperatriz fique marcado como um evento de sucesso, em todos os quesitos”, disse o comandante Valterli Barros Costa, que participou da reunião de alinhamento do plano de segurança para o carnaval fora de época e disponibilizou a estrutura da GMI para o evento. 

Trânsito 

A Setran vai utilizar sua estrutura com 20 agentes por dia, distribuídos em cinco viaturas de quatro rodas e quatro motocicletas, além de agentes a pé. Eles vão se posicionar estrategicamente no início do corredor da folia na BR-010 com a Avenida Bernardo Sayão e no final do percurso dos trios e foliões, na Avenida Bernardo Sayão com Rua Pernambuco.

As ruas de acesso à festa serão bloqueadas pela organização e a Setran vai atuar com sinalizadores, fiscalização e em apoio ao acesso de moradores aos prédios daquela área. Em alguns locais será realizado desvio de fluxo e “canalização temporária”. 

Saúde

A área da saúde terá uma atenção especial. A Secretaria Municipal de Saúde anunciou que no período da festa terá atendimento de urgência e emergência, por meio do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), com sua estrutura de ambulâncias e equipes de profissionais altamente preparados, que têm recomendação para atender foliões no Hospital Socorrão e na UPA da Bernardo Sayão.

Limpeza Pública 

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Ítalo Ramos, a pasta vem atuando antes mesmo da festa com a recuperação de vias, da manutenção e modernização da iluminação pública da Avenida Bernardo Sayão. 

Também responsável pela limpeza pública, a Sinfra vai disponibilizar equipes para a limpeza no período antes, durante e depois da festa. A limpeza pública tem equipes de varrição de ruas, com contentores para que a população dispense o lixo no local adequado. 

Meio ambiente 

As ações destacando a importância da preservação de meio ambiente estão presentes na festa carnavalesca. A  Semmarh firmou parceria que vai garantir o recolhimento de latinhas e outros objetos que poderão ser reciclados. 

“A nossa secretaria tem um planejamento com quatro equipes que vão fazer revezamento, iniciando as atividades no começo da festa às 16h e terminando as ações às 2h da manhã. Teremos também a inclusão de catadores da Ascamari, que vão trabalhar dentro dos camarotes, inclusive no camarote oficial do governador, recolhendo resíduos recicláveis que serão colocados num local e depois recolhidos por um caminhão da empresa da limpeza pública e destinado à associação de catadores”, detalhou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda. 

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