Guarda Municipal

Guarda Municipal de Imperatriz divulga balanço de ações de novembro de 2023

Publicado em: 06/12/2023 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal de Imperatriz divulga balanço de ações de novembro de 2023

Em onze meses deste ano, já foram realizadas 757 ações, sendo que o mês de abril foi o de maior demanda, com 150 ocorrências, e março o menor, com 34 (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura, por meio da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), divulgou nesta quarta-feira (06), o balanço das ações desenvolvidas durante o mês de novembro de 2023. O documento mostra que os serviços prestados aos cidadãos variam. Ao todo, 41 ocorrências de apoio preventivo, foram atendidas no mês de novembro, sendo que o número maior foi de solicitações feitas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com 22 ações. Em onze meses, foram realizados 757 atendimentos pela instituição na sede e nos povoados do município.

A GMI, além da segurança ao patrimônio público, tem prestado relevantes serviços à comunidade, dando apoio as Polícias Militar e Civil. Com total poder de polícia e com as instruções recebidas, os 80 guardas, entre homens e mulheres, que compõem a instituição, vem realizando um trabalho que está sendo aplaudido pela população de Imperatriz. A GMI atua desde março de 2020, dando total apoio aos órgãos de segurança pública, bem como às secretarias municipais.

Em onze meses deste ano, já foram realizadas 757 ações, sendo que o mês de abril foi o de maior demanda, com 150 ocorrências, e março o menor, com 34. O comandante da Corporação, Josenildo José Ferreira, destacou o trabalho que vem sendo realizado pela GMI. “A Guarda Municipal durante o ano de 2023, atuou em todas as frentes, apoiando as secretarias municipais nos seus trabalhos administrativos, no âmbito do município de Imperatriz. Além disse também temos auxiliado na área de segurança pública, dando apoio a polícia militar, polícia civil, realizando um trabalho de prevenção e patrulhamento, principalmente no centro da cidade”, relata.

Josenildo destaca ainda que, “Conseguimos com isso, alcançar o número de 757 ações, até a presente data e isso demonstra o volume de trabalho na área de segurança, que se tem na cidade de Imperatriz, uma vez que nós temos outras forças, outras instituições, que também atuam na mesma área de especialidade. Então, a GMI, mais madura, pretende expandir ainda mais suas funções, e agora no fim do ano, pretendemos desempenhar o nosso patrulhamento dentro da área do centro comercial de Imperatriz, para que junto com a polícia militar em uma operação de final de ano, consigamos dar tranquilidade aos usuários locais e de cidades vizinhas e até de outros estados, procuram Imperatriz, para fazerem suas compras”.

Está marcada para o dia 15 de dezembro, o lançamento oficial da operação de fim de ano, para dar total apoio aos logistas e consumidores, que irão às compras de Natal e Ano Novo na área comercial, no centro e nos bairros de Imperatriz.

A GMI é uma guarda ativa, que está próxima à comunidade, atenta aos problemas que ocorrem nos espaços públicos, que valoriza a integração com as forças de segurança e os demais órgãos da administração. Isso é um dos fatores que contribui para o combate e a tentativa de reduzir os indicadores de criminalidade na cidade de Imperatriz e os povoados da zona rural.

Confira os números das ações mês a mês em 2023, conforme informações da coordenação de inteligência da GMI:

Janeiro: 66

Fevereiro: 91