Guarda Municipal

TREINAMENTO

Guarda Municipal participa de operação na fiscalização de veículos na BR-010

Parte do curso de habilitação em condução de cães de guarda, operação foi comandada pela PRF, e além da GMI, contou com as Guardas de Itinga, Marabá e Exército Brasileiro

Publicado em: 23/05/2024 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal participa de operação na fiscalização de veículos na BR-010

Além da GMI, que participa com quatro agentes, o curso conta com alunos de diversas instituições de segurança pública de Imperatriz e de outras cidades da região. (Foto: Assessoria)

A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), realizou na noite desta quarta-feira (22), uma operação em conjunto, na fiscalização de veículos na BR-010, com o uso de cães de guarda e farejadores.

Operação, comandada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), e, que além da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), participaram as Guardas de Itinga, Marabá e Exército Brasileiro, faz parte do curso de habilitação em condução de cães de guarda, proteção e detecção. Além da GMI, que participa com quatro agentes, o curso conta com alunos de diversas instituições de segurança pública de Imperatriz e de outras cidades da região.

Durante a operação realizada na Unidade Operacional (UNIOP) da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Imperatriz, foram fiscalizados ônibus municipais, estaduais e interestaduais, em que os astros foram os cães farejadores, que mais uma vez sob o comando dos seus adestradores, fizeram mais um trabalho de excelência, tudo dentro dos padrões de segurança que requer uma operação policial.

A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), está participado desse importante curso, tendo em vista que está alinhando o projeto da criação de um canil para a instituição. Por esse motivo, já está preparando os quatro agentes e mais um outro que se encontra em Castanhal, estado do Pará, realizando essa mesma qualificação.

A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), visa sempre buscar a qualificação continuada, preparando e capacitando seus agentes, para lidar com ocorrências de todos os níveis de complexidade e é uma das prioridades do comandante da instituição a qualificação técnica.

O comandante Valterly Barros destaca que, “esse curso veio como pontapé inicial para o projeto que temos para implementar o canil na Guarda Municipal de Imperatriz, uma especialidade que a segurança pública imperatrizense anseia há muito tempo”.

O comandante do Canil da Guarda Municipal de Marabá, Eder Lourenço, um dos instrutores do curso, falou sobre o evento. “Esse curso tem como objetivo preparar novos agentes na parte de condução de cães. É um trabalho que a gente observa que em todo o Brasil já é uma realidade, em que o profissional da segurança precisa ter esse conhecimento, principalmente quando ele vai manejar essa ferramenta, que sem esse conhecimento, fica impossível”.

O curso, que iniciou na última segunda-feira (20) tem o seu término programado para este sábado (25), e deixará não só os quatro agentes da GMI, mas como todos que estão participando desse evento, devidamente habilitados para o manejo com os cães de guarda.

Guarda Municipal