Guarda Municipal

QUALIFICAÇÃO

Guardas Municipais de Imperatriz recebem certificados em curso para atividades com cães

Treinamento aconteceu de 20 a 25 de maio de 2024 e além dos quatro agentes da GMI, também participaram agentes de outras instituições de segurança de Imperatriz e de cidades da região

Publicado em: 27/05/2024 por Dema de Oliveira

No curso os GMIs aprenderam o adestramento e emprego do cão; a preparação do animal para o serviço operacional do grupamento, que envolve, por exemplo, os cuidados com a higiene ou profilaxia do animal, etc. (Foto: Dema de Oliveira)

Quatro agentes da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), receberam na manhã do último sábado (25), certificado de conclusão do curso de habilitação em condução de cães de guarda, proteção e detecção.

Curso aconteceu de 20 a 25 de maio de 2024 e além dos quatro agentes da GMI, também participaram agentes de outras instituições de segurança de Imperatriz e de cidades da região. Todos receberam os seus respectivos certificados.

A especialização foi ministrada pelos instrutores Jonatas Alves Pereira, da GSC Segurança Com Cães, e Eder Lourenço, comandante do Canil da Guarda Municipal de Marabá (PA). “Esse curso, foi o pontapé inicial para colocar em prática o projeto da criação do Canil da Guarda Municipal de Imperatriz. Agradeço aos instrutores, e a todos aqueles que contribuíram direta ou indiretamente e significativamente, em especial o prefeito Assis Ramos, idealizador e criador da nossa Guarda Municipal, para a realização desse curso”, pontuou o comandante da GMI, Valterly Barros.

A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), visa sempre buscar a qualificação continuada, preparando e capacitando seus agentes, para lidar com ocorrências de todos os níveis de complexidade e é uma das prioridades do comandante da instituição a qualificação técnica. Esse curso de habilitação em condução de cães de guarda, proteção e detecção, foi o segundo em menos de um mês, realizado pela Guarda Municipal de Imperatriz (GMI). Antes, a GMI por meio de oito agentes, participou do II Estágio de Operador de Romu – II EOR, realizado mês passado, com total êxito.

No curso os GMIs aprenderam o adestramento e emprego do cão; a preparação do animal para o serviço operacional do grupamento, que envolve, por exemplo, os cuidados com a higiene ou profilaxia do animal; a intervenção tática em ambientes confinados e no controle de distúrbios civis, como acontece em conflitos durante jogos de futebol, etc.; faro; treinamento com o cão embarcado; conduta de patrulha; e o APH de combate, que é o atendimento de emergência médica pré-hospitalar.

Foram realizadas parte teórica e prática do curso. No que se refere a parte prática, os formandos participaram de uma operação, comandada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), e, que além da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), participaram as Guardas de Itinga, Marabá e Exército Brasileiro.

Durante a operação realizada na Unidade Operacional (UNIOP) da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Imperatriz, foram fiscalizados ônibus municipais, estaduais e interestaduais, em que os astros foram os cães farejadores, que mais uma vez sob o comando dos seus adestradores, fizeram mais um trabalho de excelência, tudo nos padrões de segurança que requer uma operação policial.

Guarda Municipal