Hospital Municipal de Imperatriz

PROJETO

Hospitais Municipais firmam parceria com curso de medicina da Uemasul

Reunião na última quinta-feira, 12, alinhou os primeiros detalhes de implantação do projeto

Publicado em: 13/08/2021 por Ariel Rocha

Secretaria de Saúde

Hospitais Municipais firmam parceria com curso de medicina da Uemasul

O diretor geral Vitor Pachelle ressalta a importância da parceria entres as instituições, pois a atuação dos alunos dentro dos dois hospitais representará uma rica troca. (Foto: Maira Soares)

Para contribuir no tratamento dos pacientes, projeto de palhaçoterapia será implantado nos Hospitais Municipais Adulto e Infantil de Imperatriz, HMI e HMII, por alunos de medicina da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul). A parceria firmada entre Município e acadêmicos do projeto de extensão Laços de Afeto é voltado ao lazer e recreação hospitalar, desenvolvido por 13 alunos do segundo período do curso.

Em reunião realizada na quinta-feira, 12, o diretor do HMI, Vitor Pachelle, o diretor do HMII, Alberto Clésio, e os representantes dos acadêmicos do curso, Bruno Luiz e Erika Ferreira, alinharam os primeiros detalhes de implantação do projeto. Inicialmente, será realizado o mapeamento das necessidades dos pacientes das duas unidades hospitalares, para entender as dificuldades enfrentadas por aqueles que precisam de suporte clínico.

De acordo com Bruno Luiz, a humanização dos serviços de saúde é o caminho que deve ser percorrido e, um projeto de palhaçoterapia como esse, contribui diretamente para se olhar os pacientes além de suas doenças. “A intenção é desenvolver atividades que utilizam a figura do palhaço como um meio de trazer alegria para os pacientes em situação de enfermidade, bem como de seus acompanhantes. Pesquisas científicas comprovam a eficácia desse tipo de terapia, na melhora clínica”, comenta.

O diretor geral Vitor Pachelle ressalta a importância da parceria entres as instituições, pois a atuação dos alunos dentro dos dois hospitais representará uma rica troca. “As atividades que serão desenvolvidas pelos futuros médicos vão agregar ainda mais conhecimento à atuação profissional deles, além de contribuir na recuperação dos nossos preciosos pacientes. Vamos percorrer juntos os caminhos do cuidado e humanizar ainda mais nossas práticas diárias”, explica.

Hospital Municipal de Imperatriz