DADOS
Prefeitura realiza 503 cirurgias em julho no Hospital Municipal de Imperatriz
A unidade, popularmente conhecida como Socorrão, é o maior hospital porta aberta da região tocantina
Publicado em: 06/08/2021 por Ariel Rocha
Em julho, o saldo de cirurgias realizadas pela Prefeitura no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI) é de 503 procedimentos. Entre as especialidades das intervenções, as de ortopedia se destacaram, com 207 feitas durante o mês. Administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), a unidade é o maior hospital porta aberta da região tocantina.
Sobre as cirurgias, as gerais vem em segundo lugar, com 111 procedimentos executados no período. Em seguida, as vasculares com 85 e as pediátricas com 22. Na sequência, foram 20 cirurgias de urologia, 16 especialidade de buco-maxilo-facial, 16 plásticas e 14 de neurologia. Também foram feitas quatro da oftalmologia, três de gastrenterologia e uma de otorrinolaringologia.
O diretor geral do HMI, Vitor Pachelle, ressalta o alto nível de complexidade dos procedimentos cirúrgicos realizados na unidade de saúde. “Esse saldo positivo do mês de julho é proporcionado graças ao aparato médico disponível no HMI e toda a estrutura que nossa bloco cirúrgico oferece. Também somos referência para muitos municípios da região, basta olhar os números de pacientes de fora que são atendidos no hospital”, comenta.
Só na última semana de julho, foram regulados 244 pacientes de outras cidades do Maranhão e também vindos de outros estados próximos, principalmente do Pará e Tocantins. "Apesar das diversas implicações causadas pela pandemia, temos avançado na quantidade de procedimentos cirúrgicos realizados no HMI. Nossa missão é promover a melhor assistência médica para quem precisa, seja a população de Imperatriz ou das regiões vizinhas e até mesmo de outros estados”, explica a secretária da SEMUS, Mariana Jales.