EXPOIMP 2024

Publicado em: 03/07/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Ações de ordenamento serão realizadas durante a 31ª Cavalgada de Imperatriz

Meio Ambiente estará atuando sobre cuidados com os animais durante a cavalgada (Foto: Arquivo)

Como em anos anteriores a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), estará presente na 31ª edição da tradicional cavalgada, dia 06 de julho, início da 54ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), que ocorre de 6 a 14 de julho, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. O evento é promovido anualmente pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural).

“Em relação ao bem-estar dos animais se recomenda uma série de providências, incluindo a limitação da quantidade de pessoas em carroças ou sobre o lombo do animal. Nesse sentido, a Secretaria de Meio Ambiente estará atuando na verificação de maus-tratos aos animais durante toda a cavalgada, desde a concentração, percurso e ponto de chegada que é o Parque de Exposições”, informou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

Na esfera penal, o crime de maus-tratos de animais é previsto pelo artigo 32 da Lei 9.605/1998, com alteração da Lei 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada em 1/3 (um terço) 1/6 (um sexto). A lei define o crime de maus-tratos da seguinte forma: Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Além da pasta ambiental o evento contará com a participação de outros órgãos municipais, dentre os quais, as secretarias de Planejamento Urbano (Seplu), Trânsito e Transportes (Setran), responsáveis pelo ordenamento urbano e do trânsito da cidade, e Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) que em conjunto com os demais órgãos de segurança estará reforçando a segurança durante o acontecimento.

A concentração principal da cavalgada ocorre nas primeiras horas da manhã na Praça da Cultura, no centro da cidade. Em seguida, autoridades e demais participantes de diversas regiões do país seguem pelas ruas Coronel Manoel Bandeira, Luís Domingues, Amazonas, Avenida Getúlio Vargas e a marginal direita da Rodovia Belém/Brasília (BR-010), com chegada no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.