Meio Ambiente

compromisso

Emergência climática é debatida em Conferência Intermunicipal

Encontro contou com representantes de 19 cidades da região e da sociedade civil

Publicado em: 03/12/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Emergência climática é debatida em Conferência Intermunicipal

O encontro aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) (Foto: Léo Costa)

Organizada pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), foi realizada nesta terça-feira (03), a 5ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente que teve como tema “Emergência Climática: O desafio da transformação ecológica”. O encontro aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Polo de Apoio Presencial Professor Vito Milesi, na Rua Dom Pedro II, s/n, bairro União.

Em torno de 160 pessoas de 19 municípios da região, incluindo autoridades políticas, secretários municipais, Defesa Civil, Governo do Maranhão, Ministério Público Estadual, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), técnicos, estudantes, professores, instituições governamentais e não-governamentais e da população geral, participaram das atividades.

“A Conferência teve como objetivo de estimular debates e mobilização social, fortalecendo a criação e efetivação de políticas públicas sobre a emergência climática de maneira democrática. Foi de grande importância a participação dos municípios e da sociedade civil neste encontro”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

De acordo com palestrante da Conferência, professor-doutor Marcelo Francisco da Silva, “os municípios são palcos onde nós vivemos. Então a gente precisa ter a visão das problemáticas peculiares de cada cidade para entender a problemática a nível regional. Ações como essa, com vários municípios trazendo informações, suas problemáticas e seus anseios são importantes para isso, para gente chegar a uma visão regionalizada”, disse professor Marcelo Francisco.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Açailândia, Claudenir dos Santos Viegas, “a gente faz parte de uma região que é muito quente e com inúmeros problemas relativos à mudança climática, principalmente as queimadas onde a gente não consegue debelar. Então eu acredito que esse evento, juntos possamos pensar em soluções, apresentar propostas, para que possamos fazer algo. Acredito que os municípios juntos possam ter ideias brilhantes para encaminhar para a Conferência Nacional ano que vem e daí sai algo positivo para nossa região”. 

Durante o encontro foram debatidos cinco eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática, além de Governança e Educação Ambiental. As propostas serão encaminhadas para a Conferência Nacional. Também foram eleitos os delegados para Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA), conforme os termos da Portaria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), n.º 1.079/2024, que convoca a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA). Ela seguirá os critérios de diversidade, com representantes da sociedade civil, incluindo povos tradicionais e indígenas, do setor privado e do poder público.

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES

Imperatriz (cidade sede), Açailândia, Amarante do Maranhão, Bom Jesus das Selvas, Buritirana, Buriticupu, Cidelândia, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Grajaú, Itinga, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Ribamar Fiquene, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Senador Lá Rocque e Vila Nova dos Martírios

Meio Ambiente