coleta SELETIVA
Imperatriz envia mais 35 toneladas de vidro para reciclagem
O projeto é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Semmarh, em parceria com Abrasel e Ascamari
Publicado em: 06/12/2024 por Léo Costa
Na manhã desta sexta-feira (06), mais 35 toneladas de vidro ganharam destinação correta. Desde sua implantação no primeiro trimestre de 2023 já foram destinadas para a reciclagem mais de 130 toneladas. O projeto de coleta exclusiva de vidro é desenvolvido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), em parceria com Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Regional Sul do Maranhão e empresas privadas.
“A coleta de vidro, uma iniciativa da Prefeitura, através da Semmarh, com apoio de parceiros, além de contribuir para a redução de resíduos no meio ambiente, vem gerando renda aos agentes ambientais (catadores de recicláveis) de nossa cidade e promovendo a conscientização da população sobre a importância da reciclagem. A coleta de vidro representa um avanço significativo na política de gestão de resíduos e reflete o compromisso da administração do prefeito Assis Ramos com a sustentabilidade e a preservação ambiental”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.
O coordenador municipal da Coleta Seletiva, Jairo Santana, reforçou que “o projeto de coleta seletiva é um exemplo de como a colaboração entre o poder público, empresas e a população em geral pode gerar impactos positivos e duradouros para a comunidade, em especial ao meio ambiente. Para ampliarmos a quantidade de vidros usados encaminhados para a reciclagem é importante a adesão de mais parceiros e a colaboração dos cidadãos para que juntos possamos evitar que o vidro, por não ser biodegradável, se torne um grave problema ambiental se lançado no lixo comum ou na natureza”, disse Jairo Santana.
O material é coletado nos estabelecimentos parceiros pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), com logística da empresa MB Limpeza Urbana. Após a coleta, o vidro é encaminhado para Ascamari onde fica condicionado em uma baia até ser transportado para a reciclagem e transformado em matéria-prima em Sergipe sob a logística da empresa Log+ Logística Reversa Inteligente.
As atividades são regidas pela Lei Ordinária 1.743/2018, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos Domiciliares do Município de Imperatriz, que tem como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305/2010. Com essa Lei a responsabilidade pelos resíduos passou a ser compartilhada, com obrigações que envolvem os cidadãos, as empresas, as prefeituras e os governos estaduais e federal.