Meio Ambiente

coleta SELETIVA

Imperatriz envia mais 35 toneladas de vidro para reciclagem

​​​​​​​O projeto é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Semmarh, em parceria com Abrasel e Ascamari

Publicado em: 06/12/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Imperatriz envia mais 35 toneladas de vidro para reciclagem

Desde sua implantação no 1º trimestre de 2023 já foram destinadas mais 130 toneladas de vidro para a reciclagem (Foto: Léo Costa)

Na manhã desta sexta-feira (06), mais 35 toneladas de vidro ganharam destinação correta. Desde sua implantação no primeiro trimestre de 2023 já foram destinadas para a reciclagem mais de 130 toneladas. O projeto de coleta exclusiva de vidro é desenvolvido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), em parceria com Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Regional Sul do Maranhão e empresas privadas.

“A coleta de vidro, uma iniciativa da Prefeitura, através da Semmarh, com apoio de parceiros, além de contribuir para a redução de resíduos no meio ambiente, vem gerando renda aos agentes ambientais (catadores de recicláveis) de nossa cidade e promovendo a conscientização da população sobre a importância da reciclagem. A coleta de vidro representa um avanço significativo na política de gestão de resíduos e reflete o compromisso da administração do prefeito Assis Ramos com a sustentabilidade e a preservação ambiental”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

O coordenador municipal da Coleta Seletiva, Jairo Santana, reforçou que “o projeto de coleta seletiva é um exemplo de como a colaboração entre o poder público, empresas e a população em geral pode gerar impactos positivos e duradouros para a comunidade, em especial ao meio ambiente. Para ampliarmos a quantidade de vidros usados encaminhados para a reciclagem é importante a adesão de mais parceiros e a colaboração dos cidadãos para que juntos possamos evitar que o vidro, por não ser biodegradável, se torne um grave problema ambiental se lançado no lixo comum ou na natureza”, disse Jairo Santana.

O material é coletado nos estabelecimentos parceiros pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), com logística da empresa MB Limpeza Urbana. Após a coleta, o vidro é encaminhado para Ascamari onde fica condicionado em uma baia até ser transportado para a reciclagem e transformado em matéria-prima em Sergipe sob a logística da empresa Log+ Logística Reversa Inteligente.

As atividades são regidas pela Lei Ordinária 1.743/2018, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos Domiciliares do Município de Imperatriz, que tem como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305/2010. Com essa Lei a responsabilidade pelos resíduos passou a ser compartilhada, com obrigações que envolvem os cidadãos, as empresas, as prefeituras e os governos estaduais e federal.

Meio Ambiente