Blitz chama atenção para o aumento de queimadas em Imperatriz

A Secretaria de Meio Ambiente também realiza outras ações de educação ambiental, como em escolas e empresas

Publicado em: 26/07/2023 por Regilson Borges

Secretaria do Meio Ambiente

Blitz chama atenção para o aumento de queimadas em Imperatriz

Servidores da Semmarh em ação na Avenida Newton Belo. (Foto: Maira Soares)

Com o aumento da intensidade do calor e dos dias secos, as queimadas também estão se tornando mais frequentes em Imperatriz. Para conscientizar a população sobre esse grave problema, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmarh), realizou uma blitz educativa na Avenida Newton Belo, esquina com a Rua Padre Cícero.

Essa importante avenida da cidade foi escolhida para intensificar os projetos de educação ambiental promovidos pela Prefeitura. Segundo a engenheira florestal da Secretaria de Meio Ambiente, Bárbara Brenda, a ação tem o objetivo de sensibilizar os adultos e incentivar mudanças de hábitos.

“Realizamos uma blitz educativa de prevenção de queimadas, com distribuição de panfletos que ensinam como prevenir os riscos. Além disso, entregamos sacos de lixo para que as pessoas não joguem lixo pela janela dos carros. Buscamos conscientizar sobre os perigos das queimadas, para que as pessoas não as pratiquem, visto que isso é prejudicial ao meio ambiente e à saúde”, comenta a engenheira.

Atenção

A Prefeitura também chama a atenção para aqueles que realizam queimadas na cidade. Além de ser uma prática criminosa, o ato não limpa os terrenos. Denúncias podem ser feitas pelo número (99) 99218-4275.

As queimadas representam perigos para as pessoas e para o meio ambiente, prejudicando a saúde, agravando o aquecimento global, empobrecendo o solo, aumentando a mortalidade dos animais, causando incêndios em residências, acidentes de trânsito e até conflitos com os vizinhos.

Para evitar esses problemas, siga as orientações abaixo:

1. Não coloque fogo em lixos e terrenos.
  2. Não jogue bitucas de cigarros e carvão aceso em terrenos e lixeiras.
  3. Não solte balões.
  4. Coloque o lixo em sacos plásticos e descarte em locais adequados.
  5. Mantenha os terrenos limpos e bem cuidados.