Meio Ambiente

COLETA SELETIVA

Coleta seletiva alcança mais de 2,9 toneladas de recicláveis em menos de 8 anos

O projeto vem sendo desenvolvido pelo município desde 2017

Publicado em: 30/07/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Coleta seletiva alcança mais de 2,9 toneladas de recicláveis em menos de 8 anos

Papelão é um dos principais destaques da coleta seletiva (Foto: Aquino)

Desenvolvido desde 2017 pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), o projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos já alcançou até o momento cerca de 2.914 toneladas de recicláveis. Os dados são da planilha de acompanhamento de resíduos recicláveis do município.

“Há cerca de oito anos o projeto de coleta seletiva vem sendo desenvolvido de forma efetiva pela gestão do prefeito Assis Ramos, através da Semmarh. Os números são importantes e tem ajudado de forma significativa os agentes ambientais (catadores) e, direto e indiretamente, famílias de nosso município que vive em situação de vulnerabilidade social”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

A coleta dos recicláveis é realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), sob a logística da empresa MB Limpeza Urbana. O material coletado é destinado para Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), na Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, beneficiando, direta e indiretamente, em torno de 250 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica.

Atualmente o projeto conta com 12 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), coleta de porta em porta e a participação de parceiros, incluindo empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas, instituições em geral e o Programa Novo Trilho, que funciona através de parceria entre Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), VLI Multimodal S/A e o Banco de Resíduos WasteBank. O espaço para coleta de recicláveis funciona na Avenida 01, Quadra 33, no Residencial Itamar Guará, ao lado da Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa.

Meio Ambiente