Coleta seletiva de Imperatriz conquista novos parceiros

​​​​​​​Parceria foi firmada com as construtoras contratadas pela Caixa Econômica para retomada das obras do Canto da Serra

Publicado em: 03/07/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Coleta seletiva de Imperatriz conquista novos parceiros

Termo de Parceria e Compromisso firmado entre Meio Ambiente e as construtoras Conata e Sertenge (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), e as construtoras, Conata Engenharia, de Belo Horizonte (MG), e Sertenge Engenharia, de Salvador (BA), firmaram na sexta-feira (03), acordo de cooperação para promoção de coleta seletiva de materiais recicláveis, sujeitando-se os participantes, no que couber, nos termos das disposições da Lei Federal 8.666/1993, do Decreto 10.936/2022 que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos e legislação correlata. O ato de assinatura foi realizado no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim.

“A parceria público-privado visa implementar as ações de coleta seletiva em Imperatriz. Para nós que fazemos parte da gestão municipal na área ambiental, é gratificante essa consolidação de novos parceiros que passam a destinar os materiais recicláveis para a reciclagem. Desejamos as boas-vindas, através de seus representantes, as construtoras Conata Engenharia e Sertenge Engenharia. É importante destacar que a coleta seletiva contribui de forma significativa com o meio ambiente e consequentemente na qualidade de vida das gerações futuras e na renda das famílias que vivem da coleta de recicláveis”, destacou a Titular da Semmarh, Rosa Arruda.

O Termo de Parceria e Compromisso terá um prazo de 18 meses, podendo ser prorrogado se for de interesse da gestão municipal e das construtoras, mediante a celebração de Termo de Aditivo específico. As duas construtoras foram contratadas pela Caixa Econômica, através de licitação, para retomada das obras de construção do Conjunto Habitacional Canto da Serra, “Programa Minha Casa, Minha Vida”, no bairro Sumaré. A execução das obras das quase três mil unidades habitacionais tem previsão de conclusão de 18 a 24 meses, contemplando as 07 etapas do empreendimento dividido entre as duas empresas, uma com 03 e outra com 04 etapas respectivamente.

O Termo de Parceria e Compromisso tem como objeto a promoção de Coleta Seletiva e a destinação ambientalmente correta dos materiais recicláveis descartados no canteiro de obras das construtoras, tais como: ferro, madeira, PVC, papel, papelão, isopor, metal, plásticos e embalagens cartonadas tipo longa vida. Os recicláveis serão coletados pela Superintendência de Limpeza Pública (SLP), com logística da MB Limpeza Pública, destinados para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), na Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, contemplando, direta e indiretamente, cerca de 250 famílias.