EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Condutores de transporte animal são orientados sobre destinação de resíduos

Os profissionais devem participar da elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PMGRCC).

Publicado em: 04/07/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Condutores de transporte animal são orientados sobre destinação de resíduos

Momento em que os carroceiros acompanham palestra ministrada pela Semmarh (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), se reuniu na manhã desta quinta-feira (04) com condutores de veículos de tração animal (carroceiros). Na pauta, além de medidas ambientais a serem seguidas durante a 31ª Cavalgada, dia 06 de julho, os profissionais foram convidados a participar de uma oficina sobre o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PMGRCC), no dia 08 de agosto, às 9 horas, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Polo de Apoio Presencial Professor Vito Milesi, Rua Dom Pedro II, s/n, bairro União.

“Na reunião a categoria foi orientada sobre os devidos cuidados que devem ter com seus animais durante a cavalgada e sobre a destinação correta de resíduos. Eles também foram convidados a participar, em agosto, de uma oficina para contribuírem na elaboração do plano que irá estabelecer as diretrizes sobre o gerenciamento de resíduos da construção civil. Além dos condutores de veículos de tração animal, também serão realizadas oficinas com representantes de empresas e entidades que atuam na área da construção civil em nossa cidade”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

As demais oficinas serão realizadas, dia 06 de agosto, com representantes das empresas ligadas ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscom/MA) e em 07 de agosto com representantes das empresas que atuam na locação de container, coleta e transporte de entulho da construção civil, conforme estabelece a Resolução de número 307/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), e demais regulamentações, Lei Federal 12.305/2010 e Lei Municipal 1.743/2018.

As atividades serão coordenadas pelo Comitê Técnico que é formado por 11 servidores municipais das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra) e Desenvolvimento Social (Sedes). A equipe é composta por gestor ambiental, biólogo, engenheiro civil, engenheiro ambiental, engenheiro-agrônomo, assistente social e um profissional da área de arquitetura e urbanismo. O comitê foi criado por meio da Portaria, nº 13.440/2024, assinada pelo prefeito Assis Ramos, em maio deste ano.