CONSCIENTIZAÇÃO

Dia Mundial da Reciclagem é celebrado com entrega de coletores de óleo de cozinha saturado

Os recipientes são instalados em bares, restaurantes, peixarias e similares

Publicado em: 17/05/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Momento da entregue em um das empresas parceiras da coleta seletiva (Foto: Assessoria)

Em alusão ao Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), deu início nesta sexta-feira (17), a entrega de 51 coletores, tipo bombona plástica, capacidade de 50 litros ou quilos, na cor preta, com identificação padronizada para a realização da logística reversa de óleo de cozinha saturado (já utilizado). Os recipientes e adesivos padronizados foram doados pela empresa Suzano Florestal.

“A celebração dessa data é fundamental para uma reflexão de toda sociedade, pois a mesma foi instituída pra destacar a importância de adotarmos práticas sustentáveis para preservar o meio ambiente. Para marcar a data foram entregues pela Semmarh recipientes para coleta de óleo de fritura em alguns estabelecimentos parceiros da coleta seletiva do município. Importante destacar que o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente também sempre desenvolve em toda a cidade ações de conscientização sobre coleta seletiva e reciclagem”, afirmou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

A engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, informa que “objetivando estimular a população a desenvolver praticas sustentáveis a Semmarh desenvolve diversas ações educativas ao longo do ano em todos os setores da cidade. Por quer é preciso que as pessoas participem de forma mais ativa com a separação e destinação correta dos recicláveis”, informou Bárbara Brenda.

Os coletores são entregues em bares, restaurantes, peixarias e similares, em uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), regional sul do Maranhão. O material pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), com logística da empresa MB Limpeza Urbana, e destinado para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari).