DEBATE

Publicado em: 05/06/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente será celebrado com a realização de seminário

Durante o seminário serão debatidos os procedimentos e desafios do licenciamento ambiental em Imperatriz. (Foto: Arquivo)

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (05), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realiza a partir das 19h, o 4º Seminário Municipal do Meio Ambiente, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Imperatriz. O evento terá como tema o “Licenciamento Ambiental: Perspectivas Técnicas e Jurídicas”. Ao final do acontecimento será disponibilizado certificado de participante aos presentes.

“O Dia Mundial do Meio Ambiente busca conscientizar a sociedade a respeito dos impactos ambientais causados em decorrência das ações humanas. E para celebrar essa importante data, a Prefeitura, através da Semmarh, realiza hoje um seminário voltado para estudantes, egressos, professores, profissionais da área e demais interessados para que juntos, poder público e a sociedade, possamos debater sobre os procedimentos e desafios do licenciamento ambiental em nossa cidade e promover uma maior conscientização quanto a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, destacou a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rosa Arruda.

O seminário contará com palestra, ministrada pela coordenadora do setor de Licenciamento Ambiental da Semmarh, Janaíres Cazais, e a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rosa Arruda, em seguida ocorre a uma mesa redonda com foco sobre as dificuldades do licenciamento ambiental nas atividades de obra civil, comércio varejista e atacadista, indústria e extração mineral. O momento terá como participantes os analistas ambientais, Indri Santos, Warckson Gleyvison, Thalita Zague e Ana Letícia Fernandes, e a assessora jurídica Wanessa Camila Silva.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 5 de junho de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. A data foi escolhida para coincidir com o dia em que ocorreu a conferência e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. No Brasil, o Decreto n° 86.028/1981 institui a Semana Nacional do Meio Ambiente, com a finalidade de “promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país”.

Dia 05 de junho de 2024, das 19h às 22h

Local: Auditório do IFMA

19h - Palestra: Procedimentos e desafios do licenciamento ambiental no município de Imperatriz.

Palestrantes: Rosa Arruda, secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e Janaíres Cazais, coordenadora do setor de Licenciamento Ambiental da Semmarh.

20h30 - Mesa Redonda: As dificuldades do licenciamento ambiental nas atividades de obra civil, comércio varejista e atacadista, indústria e extração mineral.

Participantes: Indri Santos, Warckson Gleyvison, Thalita Zague e Ana Letícia Fernandes, analistas ambientais, e Wanessa Camila Silva, assessora jurídica.