CONSCIENTIZAÇÃO

Publicado em: 05/06/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Escola Municipal Marly Sarney recebe ações de educação ambiental

​​​​​​​Durante as ações na unidade de ensino ocorreram palestra e distribuição de mudas. (Foto: Assessoria)

Dando continuidade às comemorações da Semana Municipal do Meio Ambiente, alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realizou na manhã desta quarta-feira (05), ações educativas com palestra sobre “O papel da sociedade na preservação do meio ambiente” e distribuição de 40 mudas das espécies Ipê e Açaí, na Escola Municipal Marly Sarney, Rua Guarani com Rua Rui Barbosa, Vila Redenção II.

Conforme a engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, “uma das principais finalidades da Secretaria de Meio Ambiente é envolver toda a comunidade nas atividades, especialmente as escolas, como uma forma de conscientizar a importância dos cuidados com o meio ambiente no nosso entorno. Além da programação da Semana do Meio Ambiente, que se estende até a próxima sexta-feira (07), a Semmarh tem trabalhado de forma ampla as ações de educação ambiental em todos os setores da sociedade”, afirmou Bárbara Brenda.

Na parte da noite, das 19h às 22h, a programação segue com a realização da 4ª Edição do Seminário Municipal do Meio Ambiente, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Imperatriz, Avenida Newton Bello, s/n, Vila Maria, grande Santa Rita.

Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU), durante conferência realizada em Estocolmo, na Suécia, a entidade definiu o 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Objetivo é de chamar a atenção das pessoas em todo o mundo para as questões e problemas ambientais, para as ações do homem que podem impactar negativamente na biodiversidade, para a importância da preservação dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável. Nove anos depois, o Brasil criou, por meio de Decreto, nº 86.028, de 27 de maio de 1981, a Semana Nacional do Meio Ambiente, focando na valorização do patrimônio ambiental do país.

QUARTA-FEIRA (05)

19h – IV Seminário Municipal do Meio Ambiente, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Imperatriz, Avenida Newton Bello, s/n, Vila Maria, grande Santa Rita.

QUINTA-FEIRA (06)

8h30 – Palestra na Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa, Avenida 01, Quadra 33, Residencial Itamar Guará.

10h – Palestra no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na Avenida da Universidade, s/n, Conjunto Habitacional Dom Affonso Felipe Gregory, Bom Jesus.

SEXTA-FEIRA (07)

8h – Blitz com doação de mudas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Imperatriz, Avenida Newton Bello, s/n, Vila Maria, grande Santa Rita.

10h – Palestra na Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Unidade Ouro Verde.