AÇÃO

Estudantes recebem orientações sobre descarte e coleta seletiva

Cerca de 150 alunos participaram da palestra ministrada pela Secretaria de Meio Ambiente

Publicado em: 27/09/2022 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Estudantes recebem orientações sobre descarte e coleta seletiva

Palestra ocorreu no auditório do Colégio Santa Luzia, no bairro Santa Rita. (Foto: Maira Soares)

No intuito de conscientizar estudantes e professores sobre a importância da coleta seletiva, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), ministrou palestra nesta terça-feira (27), para cerca de 150 alunos, educadores e gestores do Colégio Santa Luzia, no Santa Rita, parceira do projeto. A palestra ocorreu no auditório da unidade de ensino.

“Os temas tratados nas escolas é justamente afim de orientar as crianças, adolescentes e jovens a entenderem a importância de realizar na escola, em suas casas, junto a seus familiares, amigos, vizinhos, a separação do lixo seco e molhado. Estamos reforçando a parceria com a unidade escolar na coleta seletiva e hoje foi realizada mais uma palestra sobre resíduos sólidos reutilizáveis e recicláveis como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho, renda e cidadania”, informou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Ambiental e Áreas Protegidas da Semmarh, Bárbara Brenda Soares, a palestra foi muito produtiva, onde se destacou sobre o que é a reciclagem, tipos de materiais que podem ser reciclados e qual o seu destino.

“O trabalho consiste em conscientizar os estudantes sobre separação e destinação correta dos resíduos que podem ser reciclados, haja vista que despertar o interesse das crianças sobre reciclagem é contribuir com a preservação do planeta. Além disso, o reaproveitamento do lixo também serve como fonte de renda para centenas de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica”, reforça Bárbara Brenda.

Atualmente a coleta seletiva conta com cerca de 82 parceiros, incluindo empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral, sendo que o Colégio Santa Luzia está retomando sua parceria com o projeto após o período de pandemia. O material é coletado pela Secretaria de Limpeza Pública (SLP), com a logística da MB Limpeza Urbana.

Para manter contato com a coordenação municipal da coleta seletiva os interessados pode ligar no Disque Coleta (99) 99218-4275 e com a empresa MB Limpeza Urbana (99) 98511-4564.