Imperatriz e Santa Luzia do Paruá compartilham experiências na área ambiental

Município da região Tocantina se tornou uma das principais referências de boas práticas ambientais

Publicado em: 14/05/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Imperatriz e Santa Luzia do Paruá compartilham experiências na área ambiental

Encontro no Complexo Administrativo Dr. Carlos Gomes Amorim (Foto: Léo Costa)

Objetivando compartilhar experiência no processo de transformação e de boas práticas ambientais, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), recebeu nesta terça-feira (14), na sede da pasta a visita de uma delegação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de Santa Luzia do Paruá, distante 521 quilômetros.

“A cada dia que passa a questão ambiental precisa ser trabalhada com toda a sociedade e essa troca de experiência entre os municípios faz parte desse contexto que visa desenvolver a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Quando se recebe uma visita em busca de conhecer as ações desenvolvidas na área ambiental é uma demonstração que os trabalhos estão dando certo e, ao mesmo tempo, a gente aprende também com nossos visitantes”, destacou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

Acompanhado do diretor da Divisão de Programas e Projetos, Francisco Bezerra, o secretário de Meio Ambiente de Santa Luzia do Paruá, Idenilson Lobo, enfatizou sobre a importância de se implantar no município projetos que estão contribuindo de forma significativa em Imperatriz. Também estão na agenda da equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Santa Luzia do Paruá visitas aos Ecopontos, Parque Natural Municipal de Proteção Integral Arara Azul e a sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari).

“Viemos à Imperatriz em busca de novas experiências para que possam ser aplicadas em nosso município. Temos acompanhado as atividades ambientais que a Secretaria de Meio Ambiente, gestão da secretária Rosa Arruda, vem desenvolvendo e hoje viemos conhecer os programas ambientais implantados aqui na cidade, o projeto de coleta seletiva, coleta exclusiva de vidro, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, dentre outros”, disse Idenilson Lobo.

Por se tornar uma das principais referências ambientais da região, Imperatriz já recebeu visitas de representantes de outros municípios maranhenses, dentre eles Açailândia, Buriticupu, Grajaú, Porto Franco, São Francisco do Brejão, Estreito, Senador La Rocque, Davinópolis e das cidades de Caroebe, no estado de Roraima, e Rondon do Pará. Além da troca de experiência, a Secretaria de Meio Ambiente de Imperatriz, também já fez a doações de mudas de árvores nativas e frutíferas para cidades de João Lisboa, Governador Edison Lobão, Montes Altos, Ribamar Fiquene e agora será a vez de Vila Nova dos Martírios. As mudas são cultivadas no viveiro municipal e doadas por parceiros. A doação para os municípios são atendidas por meio de ofício.