Imperatriz realiza Semana Municipal da Alimentação

​​​​​​​Programação chama atenção sobre a fome e a preservação da água

Publicado em: 18/10/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Imperatriz realiza Semana Municipal da Alimentação

Exposição e comercialização de alimentos da agricultura familiar (Foto: Léo Costa)

Em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, a Prefeitura de Imperatriz, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh) e Desenvolvimento Social (Sedes), participou na manhã desta quarta-feira (18), da exposição e comercialização da agricultura familiar, parte da programação da Semana Municipal da Alimentação. O acontecimento ocorreu no Centro de Compras Calçadão Doutor Carlos Gomes de Amorim, região central da cidade. A data, que foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945, tem como tema em 2023 “A água dá vida, água nutre. Não deixar ninguém para trás”.

Durante as atividades a Secretaria Municipal de Meio Ambiente distribuiu 70 mudas de árvores das espécies: ipê, açaí, oiti e caju e realizou o trabalho de educação ambiental. “Quanto mais ações educativas, melhor para que a população entenda que a preservação do meio ambiente contribui com nossos recursos hídricos. A água exerce um papel indispensável à sobrevivência e ao desenvolvimento da vida e é fundamental na produção de alimentos. Por isso deve ser abraçada por toda sociedade”, afirmou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

A programação está sendo realizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) e Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (Caisan/MA), com apoio da Prefeitura de Imperatriz e Governo do Estado do Maranhão.

De acordo com informações da presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Ulli Pinheiro Cabette de Castro, “objetivo desse evento é conscientizar os agricultores e a população sobre o modo correto de gerir a utilização dos nossos recursos hídricos. A gente sabe que é um recurso que está cada vez mais escasso e sem água não se tem como produzir alimentos e para que não falte em nossas mesas futuramente temos que saber gerir corretamente esse bem tão precioso que é a água”, informou Ulli Pinheiro.

A Semana Municipal da Alimentação conta também com a participação da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma), através do Curso de Nutrição. Segundo o acadêmico do 8º período, Luiz Fernando Araújo Pereira, “a nossa participação na Semana Municipal da Alimentação tem por finalidade orientá-los sobre a melhor forma de plantio, condicionamento e transporte desses alimentos. Também estamos orientando a comunidade em como ter uma alimentação saudável”, relatou Luiz Fernando.

O produtor Mário da Silva Rodrigues (60), membro da Cooperativa de Produção, Comercialização e Industrialização de Hortifrutigranjeiros de Imperatriz (Coopihorti), há 40 anos trabalha na produção de hortaliças na área do Aeroporto de Imperatriz Renato Moreira. Durante a feira ele destacou a importância do acontecimento para os pequenos produtores de alimentos da cidade. “Essa feira é muito importante para nós produtores por que é uma forma de comercializamos o que produzimos. As pessoas passam por aqui e conhece os nossos produtos que são de excelente qualidade”, destacou Mário da Silva.

A dona de casa Clisagela Rodrigues de Sousa, de 42 anos, moradora do centro, aproveitou a feira para as compras de frutas e hortaliças. “É importante por que a gente compra hortaliças de qualidade, ótimo preço e, ao mesmo tempo, ajuda os produtores da nossa cidade”, disse Clisagela Rodrigues.

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro e foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. A primeira comemoração da data ocorreu no ano de 1981, quando o tema abordado foi “A comida vem primeiro”.