PARCERIA

Inaugurada em Imperatriz a primeira unidade do Programa Novo Trilho do corredor Centro-Norte VLI

Na manhã desta quarta-feira (16) a Semmarh realizou ações sociais e apresentou proposta do projeto para comunidade

Publicado em: 16/08/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Solenidade de inauguração do projeto no Conjunto Habitacional Itamar Guará (Foto: Maira Soares)

Objetivando estimular o descarte consciente de resíduos sólidos, proteger o meio ambiente e promover a geração de renda, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), VLI Multimodal S/A e Wastebank, inauguraram na tarde de terça-feira (15) em Imperatriz o Programa Novos Trilhos.

A solenidade ocorreu, às 16h, na Avenida 01, Quadra 33, no Residencial Itamar Guará, ao lado da Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa. Imperatriz é a primeira cidade do corredor Centro-Norte VLI, que envolve os estados do Maranhão, Tocantins e Ceará, a ser contemplada com o Programa Novo Trilho. O projeto foi criado pela VLI, companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos, e o Banco de Resíduos WasteBank que tem foco no ecossistema da reciclagem e bancarização.

Estiveram presentes os secretários municipais Rosa Arruda (Meio Ambiente), José Antônio (Educação); e representantes das VLI Multimodal S/A, Wastebank; Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari); Escola Maria Evangelista de Sousa e membros da comunidade. O evento contou com apresentação da palhaça Jô Peteleco que animou a criançada.

“É um projeto belíssimo e de suma importância. É um momento em que se vai trabalhar com as famílias do bairro pra que elas façam a segregação de seus resíduos recicláveis. Elas vão receber um cartão que vai gerar renda. Porque além dos benefícios ambientais tem o benefício financeiro com a destinação correta desses resíduos. Imperatriz é a primeira cidade do Maranhão a ser contemplada nessa parceria da Semmarh com a VLI”, disse a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

José Antônio, secretário municipal de Educação, destacou sobre a importância da participação da Semed no projeto e das ações ambientais nas escolas da rede municipal de ensino. “A educação ambiental é uma realidade no município de Imperatriz. Nós temos o programa Meu Ambiente em nossas escolas e cerca de setenta e sete por cento de nossas unidades de ensino tem um programa ambiental permanente. Então todo programa ambiental do município, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, passa pela educação porque levamos as nossas crianças ao fomento de uma educação ambiental, da preservação e da reciclagem como é o projeto Novo Trilho em parceria com a VLI”, destacou o titular da Semmarh, José Antônio.

Gabriel Pedreira, fundador e CEO do Wastebank – Banco de Resíduos, parceiro do Programa Novo Trilho, ressalta sobre o funcionamento do projeto. As pessoas da comunidade abrirão contas no Wastebank, parceiro do programa, e ao depositar os resíduos coletados no contêiner instalado no ponto de coleta, receberão um reembolso pela reciclagem.

“A família vem até o contêiner com seu documento com foto, faz um cadastro e no máximo cinco minutos já está cadastrada no projeto. Se cadastrando ela traz seus materiais recicláveis e no contêiner esse material é pesado e transformado imediatamente em dinheiro em sua conta cadastrada. Todo o material reciclável condicionado no contêiner será direcionado para a Ascamari. Imperatriz ganha muito com essa iniciativa, mas, sobre tudo, a comunidade que vai aprender a reciclar e gerar valor do seu resíduo, valor financeiro, valor social, valor ambiental e educacional”, diz Gabriel Pedreira.

Antônio Conceição Teles, presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), fala da importância do projeto Novos Trilhos para o município e a entidade que ele preside. “Já sabemos como é o funcionamento do projeto. E, ele será de grande ajuda para Ascamari e pra toda cidade de Imperatriz por que a reciclagem gera renda e é de grande relevância para o meio ambiente”, informou Antônio Conceição.

Presente na solenidade, a catadora de materiais reciclável, Sandra Doca, mãe de aluno da Escola Maria Evangelista de Sousa, informou que “inicialmente fui informada sobre o projeto pelos meus filhos. Pra entender melhor sobre seu funcionamento fui até a escola e a diretora me falou que dia 15 era pra estar aqui ao lado da escola para fazer o cadastro e o dinheiro iria cair diretamente na conta da gente e a partir de agora vou começar a trazer e depositar no contêiner”, falou Sandra Doca.

Na manhã desta quarta-feira (16), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), por meio do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais, ministrou palestras sobre queimadas e coleta seletiva, e apresentou para a comunidade a proposta do Programa Novo Trilho.