CONSCIENTIZAÇÃO

Iniciada programação da Semana Municipal da Água em Imperatriz

As atividades tiveram início nesta segunda-feira (20) e se estende até sexta-feira (24) em pontos diversos da cidade

Publicado em: 20/03/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Iniciada programação da Semana Municipal da Água em Imperatriz

Trabalho de revitalização do riacho Bacuri no trecho que corta o bairro Bacuri (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), deu inicio nesta segunda-feira (20), a programação em comemoração a Semana Municipal da Água. A mobilização iniciou, às 9h, com a revitalização das margens do Riacho Bacuri, na Rua Coronel Manoel Bandeira, bairro Bacuri. Este ano a mobilização traz como tema “Proteger Nascentes é Garantir a Preservação do Rio Tocantins”.

“A semana da água busca conscientizar a comunidade sobre o uso responsável dos Recursos Hídricos e combate a poluição. Além de envolver as questões ambientais, é importante ressaltar que se trata de saúde pública e saneamento. Dentre as condutas importantes neste contexto, a preservação do rio Tocantins, dos riachos que cortam nossa cidade, as nascentes, mananciais e a destinação correta de resíduos, colocando o lixo no dia e horário estabelecido para a coleta”, informou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Cerca de 70 mudas foram utilizadas no projeto de revitalização do riacho, incluindo 18 mudas de ipê, sendo que as demais são bromélias, palmeias, onze horas, espada de São José, comigo-ninguém-pode, babosa, ixora, resedá e margaridas. Além disso, também foi construída uma cerca de proteção. Os trabalhos alusivos ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, são coordenados pelo Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, sob a direção da engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares.

“As ações em comemoração a Semana Municipal da Água, são utilizadas anualmente para reforçar a importância do uso consciente dos Recursos Hídricos. Essa consciência se faz necessária na construção educacional e ambiental dos nossos estudantes e da comunidade. O princípio da gestão municipal envolve três fatores importantes que são a cooperação, estudo e atuação consciente”, explica Bárbara Brenda.

A programação conta com ações de revitalização de riachos em parceria com a comunidade e alunos do curso de Engenharia Florestal da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), doações de mudas, trabalhos educativos e palestras em escolas e creches. O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, no dia 22 de março. A data foi instituída na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993.

2º DIA – 21/03/2023 (Terça-feira)

AÇÃO: Palestra “Água”

Local: Escola Alegria do Saber.

Horário: 9h.

3º DIA – 22/03/2023 (Quarta-feira)

AÇÃO: Revitalização das margens do Riacho Bacuri com os alunos do curso de Engenharia Florestal da UEMASUL.

Local: Rua Manoel Francisco de Almeida, Vila Esmeralda.

Horário: 9h.

4º DIA – 23/03/2023 (Quinta-feira)

AÇÃO: Doação de mudas de árvores e trabalho educativo.

Local: Praça de Fátima

Horário: 9h.

5º DIA – 24/03/2023 (Sexta-feira)

AÇÃO: Atividade educativa sobre água.

Local: Creche Hérica Barros de Jesus.