EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Meio Ambiente acompanha visita técnica de alunos ao Parque Natural Municipal Arara-Azul

Objetivo é proporcionar aos estudantes e universitários uma experiência de campo sobre identificação de plantas

Publicado em: 20/04/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Momento do ensino-aprendizagem sobre Botânica nas dependências foi realizado na última quarta-feira (Foto: Maira Soares)

Com acompanhamento técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), alunos da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) -Campus Imperatriz, Universidade Federal do Maranhão (Ufma) - Campus Imperatriz, e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Açailândia, participaram na manhã e tarde de quarta-feira (19), de visita ao Parque Natural Municipal Arara-Azul. Objetivo foi proporcionar aos estudantes uma experiência de campo, voltado ao minicurso sobre Coleta, Montagem de Exsicatas e Identificação de Material Botânico (plantas), relacionado ao 2º Simpósio de Botânica, organizado pelos alunos do Curso de Ciências Biológicas da Uemasul.

“É importante essa contribuição da gestão municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com acompanhamento técnico dos alunos na pesquisas do ensino-aprendizagem sobre Botânica. Esse trabalho das instituições de ensino nos deixa feliz por que estão inserindo seus alunos no contexto amplo da Educação Biológica. Porque as plantas são essenciais para a sobrevivência de toda forma de vida e fundamentais para o controle da temperatura da Terra e o equilíbrio e dinâmica da água no planeta”, destacou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

Estiveram presentes nas atividades em torno de 52 participantes, entre alunos de Ciências Biológicas da Uemasul e do IFMA e do Curso de Licenciatura em Ciências e Biologia da UFMA e professores das instituições de ensino. Segundo o professor da Uemasul, Expedito Barroso, “o curso é voltado a orientar os alunos sobre os procedimentos para a coleta de material botânico, a montagem das exsicatas, prensagem, secagem e identificação das espécies coletadas”, disse Expedito Barroso.

De acordo com o engenheiro-agrônomo da Semmarh, Léo Vieira Leonel, dentre as categorias de unidades de conservações propostas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), Lei 9.985/2000, corresponde ao conjunto de Unidades de Conservação (UCs) federais, estaduais e municipais, “o Parque Municipal Arara-Azul se enquadra como unidade de uso restrito, ou seja, só é permitido o uso indireto dos recursos naturais existentes na área do parque. Contudo, algumas atividades são permitidas, dentre estas, destaca-se a pesquisa científica”, disse Léo Vieira. As pesquisas contribuirão, tanto para a instituição de ensino como para a Unidade de Conservação (UC).

As unidades educacionais terão uma área para desenvolver as pesquisas voltadas aos trabalhos de conclusão de cursos, como: TCC, Dissertações e Teses, e, em contrapartida, essas pesquisas irão possibilitar na identificação dos recursos naturais (flora, fauna, edáficos, hídrico…) existentes na área da UC. De posse dessas informações, é possível traçar as melhores técnicas de maneja da Unidade de Conservação.