Meio Ambiente doa brinquedos para Escola Maria Evangelista de Sousa

Também foi lançada a gincana para os alunos sobre coleta de materiais recicláveis

Publicado em: 11/10/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Meio Ambiente doa brinquedos para Escola Maria Evangelista de Sousa

Momento da entrega dos brinquedos para brinquedoteca da unidade de ensino (Foto: Léo Costa)

Em homenagem ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realizou na manhã desta quarta-feira (11), a doação de brinquedos para a brinquedoteca da Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa, no Residencial Itamar Guará.

Os brinquedos foram doados durante a programação alusiva a data que também contou com a colaboração da Semmarh na organização do evento e aquisição de presentes para serem sorteados entre os alunos. Além da Secretaria de Meio Ambiente e outras pastas do município, a deputada estadual Janaína Ramos e representantes da Caixa Econômica Federal estiveram presentes. Quase 700 crianças e adolescentes participaram das atividades.

“Estão de parabéns todos os envolvidos nesta comemoração que é uma das mais importantes do nosso calendário. É uma data que celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas, os pais, em especial, sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida”, disse a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

O evento contou com diversas atividades, incluindo brinquedos pula-pula, piscina de bolinhas e castelo-tobogã, pinturas, distribuição gratuita de algodão-doce e pipoca, além de animação da palhaça Jó Peteleco.

O estudante Cristiano Ferreira da Silva (12 anos), do 6º período do ensino fundamental, expressou o momento de felicidade. “Estamos bastante felizes em comemorar no dia de hoje com todos os nossos colegas de escola e professores o Dia das Crianças. Principalmente pelas brincadeiras”, falou Cristiano Ferreira.

A cabeleireira Beatriz Rodrigues dos Santos (31), mãe da aluna Ana Sofia Rodrigues dos Santos (05), do 1º período fundamental, destacou como mãe a importância da celebração da data. “Como mãe eu me sinto muito feliz. É um momento de alegria para todas as crianças. É uma data em que todas elas merecem participar e serem lembradas”, enfatizou Beatriz Rodrigues.

De acordo com a engenheira Florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semmarh, durante as atividades também foi dado início a uma gincana ambiental aonde os alunos terão que coletar materiais recicláveis e destinar ao Ponto de Coleta Novo Trilho, instado ao lado da Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa. A gincana iniciou hoje e se encerra na sexta-feira, dia 19.

“Com a gincana, os alunos irão coletar materiais que podem ser reciclados e encaminhar para o contêiner do projeto Novo Trilho. Objetivo é conscientizar as crianças e seus familiares sobre a importância da destinação correta dos resíduos, permitindo a eles um despertar para os problemas ambientais do planeta, promovendo um novo pensar sobre a questão dos resíduos que produzem no dia-a-dia”, informou Bárbara Brenda.

O Dia das Crianças é comemorado no Brasil no dia 12 de outubro desde a década de 1920. Em 1923, a então capital do país, Rio de Janeiro, foi sede do 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou e conseguiu a aprovação do projeto de lei que estabelecia a nova data comemorativa no Brasil. Na época o presidente brasileiro, Arthur Bernardes, oficializou o Dia das Crianças, por meio do decreto n.º 4867, de 5 de novembro de 1924.

O dia 12 é um feriado nacional desde 1980, pela comemoração de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. A maioria das nações comemora o Dia das Crianças na data estabelecida pela ONU, 20 de novembro, Dia Mundial da Criança, outras comemoram em diferentes datas.