COLETA SELETIVA

Publicado em: 07/11/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Meio Ambiente e Ascamari preparam envio da 2ª remessa de vidro para reciclagem

Recolhimento pela Superintendência de Limpeza Pública com logística da empresa MB Limpeza Urbana (Foto: Léo Costa)

Após o envio das primeiras 47 toneladas de vidro para a reciclagem, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), encaminham na primeira quinzena deste mês a segunda remessa de vidro para o estado de Sergipe onde será reciclado e transformado em matéria-prima. Nesta etapa serão destinadas em torno de 43.410 toneladas, referentes aos meses de junho (8.150), julho (8.080), agosto (8.430), setembro (8.990) e outubro (9.760).

“Os números são reflexos dessa importante parceria que envolve Prefeitura, Ascamari, iniciativa privada e Abrasel. Além da coleta de vidro, de pilhas, baterias e demais materiais recicláveis, a Secretaria de Meio Ambiente também desenvolve ações de conscientização enfatizando a importância da reciclagem, mostrando, à população, que inúmeros produtos usados podem ser reaproveitados de diversas formas, agregando valor a essa cadeia produtiva e gerando renda para as famílias envolvidas no processo”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

O recolhimento dos recicláveis é realizado pela Superintendência de Limpeza Pública (SLP), com logística da empresa MB Limpeza Urbana, e encaminhado para Ascamari, de onde segue para Sergipe sob a logística da empresa Log+ Logística Reversa Inteligente.

De acordo com o coordenador municipal da Coleta Seletiva, Jairo Santana, o projeto conta com 83 coletores, tipo “bombona”, com capacidade para 220 litros ou quilos cada, na cor azul e identificação padronizada, para a realização de logística reversa de Vidro, instalados em bares, restaurantes e similares. Neles só pode ser feito o descarte de garrafas de bebidas, em geral, copos e taças de vidros, frascos de cosméticos, vidro quebrado e potes de alimentos em geral.

“Os coletores foram doados por diversas empresas parceiras do projeto de coleta seletiva, inclusive agradecemos a todos pela parceria. E, em relação aos locais para colocação dos coletores, contamos com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, por intermédio de seus representantes em Imperatriz. Vale-se ressaltar que estamos trabalhando para ampliarmos os pontos de coleta de vidro e dos demais materiais recicláveis em nossa cidade e abertos para novas parcerias”, disse Jairo Santana.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), em 2020, o Brasil gerou em torno de 79,6 milhões de toneladas de lixo e coletou 72,6 milhões de toneladas. Assim, aproximadamente, 7 milhões de toneladas sequer foram coletadas, indo parar nos rios, terrenos baldios e nos oceanos. A decomposição total do vidro na natureza pode durar até 1 milhão de anos, dependendo das condições às quais o material é sujeito. Mesmo com grande variação, o tempo mínimo de desgaste total é de 4 mil anos, muito mais tempo que itens fabricados com alumínio ou plástico.

Desde 2017, início da gestão do prefeito Assis Ramos, o município de Imperatriz assumiu a coleta seletiva. Os trabalhos são disciplinados pela Lei Ordinária 1.743/2018, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos Domiciliares do Município de Imperatriz, que tem como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305/2010.