PRESERVAÇÃO

Meio ambiente intensifica ações de arborização urbana

Em 2019 foram doadas e plantadas mais de 6 mil mudas de árvores nativas e frutíferas em pontos diversos da cidade

Publicado em: 11/02/2020 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Meio ambiente intensifica ações de arborização urbana

Plantio de mudas de arvores em parceria escolas da rede municipal (Foto: Arquivo)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, intensifica ações do Programa Municipal de Arborização Urbana. A campanha que trás como tema “Preservar o Meio Ambiente é Preservar a Vida” visa ampliar a cobertura vegetal arbórea, aumentar a biodiversidade e promover a melhoria da qualidade ambiental do município.

“A ideia é popularizar as diretrizes existentes para arborização da cidade por meio de plantios, doações de mudas, espaços de debate, distribuição de folheto informativo com a temática de arborização urbana. Além disso, propomos reflexão onde, muitas vezes, além de transmitir o conhecimento podemos vivenciar os benefícios que as árvores produzem para a saúde física e mental da população”, destacou a secretária do Meio Ambiente, Rosa Arruda.

As atividades são coordenadas pelo Departamento de Educação Ambiental e Áreas Protegidas da Semmarh com a distribuição de material informativo sobre os critérios a serem observados no plantio, as espécies arbóreas indicadas e recomendações de manejo da muda. “A exemplo de anos anteriores, vamos continuar intensificando a campanha de arborização urbana informando sobre a importância de realizar o plantio e o manejo de espécies arbóreas adequadas para o perímetro urbano, permitindo que as árvores desempenhem plenamente sua função ecológica” enfatiza Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental.

As árvores são essenciais para o meio ambiente e, consequentemente, para o equilíbrio do nosso planeta. Além disso, muitas árvores apresentam aplicabilidade econômica, sendo muito utilizadas pelo ser humano. Em 2019, a Secretaria do Meio Ambiente fez o plantio de 1.315 mudas de arvores nativas e frutíferas, destaque para ipês, açaí, oiti, buriti, mogno, pequi, bacuri, jacarandá, mangueira, sobreiro, sabonete e nim. Além disso, também foram doadas 4.765 mudas durante ações nos bairros e povoados e no viveiro municipal.

Para serem saudáveis, as árvores da cidade têm que conviver bem com calçadas, pedestres, asfalto, tubulações, alicerces, paredes, ônibus, caminhões, sinalizações de trânsito, fios elétricos e telefônicos, por isso seu plantio deve ser planejado. A Lei Ordinária Municipal, 1.642/2016, dispõe sobre a Política de Controle e Fiscalização dos Passeios Públicos e institui a maneira adequada para implantação de calçadas verdes na arborização urbana.