Meio Ambiente intensifica o processo de qualificação de servidores

Formação visa contribuir com o trabalho em campo da Semmarh

Publicado em: 08/04/2022 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Meio Ambiente intensifica o processo de qualificação de servidores

Secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda, e servidores capacitados no ETSP. (Foto: Maira Soares)

Objetivando ampliar as ações de preservação ambiental de Imperatriz, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), vem intensificando o trabalho de qualificação dos servidores da pasta, incluindo oficinas de consolidação para diretrizes nacionais para gestão de áreas verdes urbanas, promovidas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), e o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), ministrado pela Marinha do Brasil.

“A capacitação do servidor proporciona um salto na qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura e, se tratando na parte de gestão ambiental, o curso vai contribuir com o trabalho em campo da Secretaria de Meio Ambiente que, em alguns casos, exige trafegabilidade fluvial, tais como ações no combate a extração ilegal de areia e demais ilegalidades que provocam degradação e poluição do rio Tocantins”, enfatizou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

Com os 02 servidores capacitados no ETSP a Secretaria de Meio Ambiente passa a contar com 04 agentes habilitados para conduzirem embarcações em ações de combate à extração ilegal de areia e degradação do rio Tocantins. Também foram capacitados 02 agentes da Superintendência da Defesa Civil e 05 da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), totalizando 09 servidores no último curso e cerca de 20 no geral.

Outros órgãos tiveram participação, dentre os quais, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo brasileiro, e Policia Militar do Maranhão (PMMA).