Meio Ambiente

SERVIÇOS

Meio Ambiente realiza eventos em comemoração ao Dia Mundial da Água

​​​​​​​Programação contou com palestras educativas em escola e o 1º Festival da Água

Publicado em: 23/03/2022 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Meio Ambiente realiza eventos em comemoração ao Dia Mundial da Água

Programação contou com exposição de produtos da Ascamari e participação do IFMA (Foto: Maira Soares)

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira (22), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realizou programação com palestra educativa em escola e a primeira edição do Festival da Água. O evento aconteceu na Concha Acústica da Avenida Beira Rio e contou com ações educativas, doações de mudas de plantas, feira artesanal, atração musical com a cantora Lena Garcia e a participação dos integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental.

“Uma das principais finalidades do festival foi colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. Como se sabe, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência. Mas, devemos lembrar que é de suma importância a participação ativa da comunidade nesse processo”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Pela manhã a equipe de educação ambiental da Semmarh ministrou palestra educativa para alunos do ensino infantil e fundamenta da Escola Alegria do Saber, na Avenida JK, 50-A, na Nova Imperatriz. A diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semmarh, Bárbara Brenda Soares, ressalta o trabalho e empenho de toda a equipe da secretaria de meio ambiente.

"Trabalhamos com dedicação e responsabilidade com projetos que trarão mais qualidade de vida ao nosso município. A arborização da cidade, revitalização de pontos diversos com jardins, e o combate à destruição de nascentes e áreas de proteção ambiental”, disse Bárbara Brenda.

O evento também contou com sorteio de brindes, doados por parceiros, e a participação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamari). A entidade participou da feira artesanal com exposição de vassouras ecológicas e sabão de óleo vegetal produzidos pelos associados da Ascamari, presidida por José Ferreira, conhecido como Seu Zezinho.

“A feira foi uma oportunidade para divulgarmos o nosso trabalho, como é o caso das vassouras produzidas com garrafas plásticas do tipo PET e o sábado que produzimos com óleo usado de cozinha. Além disso, as comemorações do Dia da Água que é um importante elemento para a vida humana. E, a partir do momento em que garrafas pet, o óleo de fritura, outros produtos e derivados são descartados de forma adequada se colabora com a preservação da natureza, em especiais de nossas fontes e nascente”, ressaltou Seu Zezinho.

A data em que se comemora o Dia Mundial da Água foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992. O principal objetivo é conscientizar sobre a importância da água para a sobrevivência de todos que habitam o planeta. Além disso, o dia representa um momento para lembrar a necessidade do consumo sustentável e a conservação dos ambientes aquáticos, com o combate à poluição e ao desperdício.

A água é um elemento fundamental para o planeta. Foi nela que surgiram, há cerca de 3,5 bilhões de anos, as primeiras formas de vida. Os primeiros organismos a surgir só conseguiram sobreviver quando desenvolveram mecanismos fisiológicos que lhes permitiram retirar água do meio e retê-la em seus próprios corpos. O Brasil é um país abundante em recursos hídricos, representando cerca de 12% do total mundial.

Meio Ambiente