Meio Ambiente recebe doação de coletores exclusivos para vidro

Projeto passa a contar com 83 coletores com capacidade de 220 litros ou quilos cada um

Publicado em: 04/05/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Meio Ambiente recebe doação de coletores exclusivos para vidro

Ato de entrega contou com a presença de representantes da Prefeitura e Mottasul Construção (Foto: Léo Costa)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), recebeu a doação de mais 10 coletores para coleta exclusiva de vidro em bares, restaurantes e similares. Os recipientes, com capacidade de 220 litros ou quilos cada um, foram doados pela empresa Mottasul Construção. Com essa doação a coleta de vidro passa a conta com 83 coletores, onde os demais foram doados pelas empresas, Suzano Florestal, Grupo Jorge Batista, RR Empreendimentos e MD Engenharia e Consultoria. Estiveram presentes no ato de entrega representantes da Mottasul Construção e os secretários Eduardo Soares (Governo) e Rosa Arruda (Meio Ambiente).

“A doação de coletores por parte das empresas parceiras é de grande relevância para que possamos ampliar a coleta exclusiva de vidro em Imperatriz. O projeto conta com vertentes importantes, que vão desde a preservação ambiental, ao impedir que esses materiais sejam descartados de forma incorreta, causando danos muitas vezes irreversíveis a natureza, e a conscientização da população quanto à importância da reciclagem, mostrando que esses produtos podem ser reaproveitados de diversas formas, agregando valor a essa cadeia produtiva e gerando renda para famílias envolvidas no processo”, destaca a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

O engenheiro civil, Bruno da Conceição Sousa, responsável pela Mottasul Construção nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, destaca a importância da parceria da empresa com a Secretaria de Meio Ambiente na coleta seletiva, principalmente no projeto direcionado a reciclagem de vidro.

“A Mottasul é uma empresa que se preocupa com as questões relacionadas ao meio ambiente. É uma empresa de médio porte e com isso uma geradora de resíduos. Ao tomarmos conhecimento desse projeto de coleta de vidro procuramos participar com a doação de dez recipientes que serão instalados em pontos de coleta e estar participando juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e também cooperar com as questões ambientais como um todo”, disse Bruno da Conceição.

A coleta do material será realizada pela Superintendência de Limpeza Pública (SLP), com a logística da empresa MB Limpeza Urbana. Além das garrafas de bebidas em geral, somente podem ser descartados nos coletores, copos e taças de vidros, frascos de cosméticos e medicamentos vazios, vidro quebrado e potes de alimentos em geral. Não podem ser depositados vidros plano de janelas, espelhos, utensílios de cerâmicas, porcelanas, pirex e similares, lâmpadas e blindex. O material coletado é encaminhado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), contemplando, direta e indiretamente, cerca de 250 famílias.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), em 2020, o Brasil gerou 79,6 milhões de toneladas de lixo e coletou 72,6 milhões de toneladas. Assim, aproximadamente, 7 milhões de toneladas sequer foram coletadas, indo parar nos rios, terrenos baldios e nos oceanos. A decomposição total do vidro na natureza pode durar até 1 milhão de anos, dependendo das condições às quais o material é sujeito. Mesmo com grande variação, o tempo mínimo de desgaste total é de 4 mil anos, muito mais tempo que itens fabricados com alumínio ou plástico.