CONSCIENTIZAÇÃO

Publicado em: 14/06/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Palestra marca encerramento da Semana do Meio Ambiente

Equipe da Semmarh ministram palestra para colaboradores da Equatorial Energia (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), finalizou na manhã desta quarta-feira (14), a Semana do Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho. As atividades se encerram com a palestra “Preservando o Meio Ambiente com a Coleta Seletiva”, na empresa Equatorial Energia.

A secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda, avaliou de forma positiva a aceitação de todos os públicos participantes da Semana do Meio Ambiente, destacando que “é importante que cada cidadão seja multiplicador da conscientização ambiental, cuidando do seu espaço e do próximo, consequentemente, pois somente assim teremos um mundo mais saudável e sustentável”, destacou Rosa Arruda.

A Semana do Meio Ambiente, transcorrida de 05 a 14 de junho, teve como tema “Direito de ter, Dever de Cuidar”. A programação contou com diversas ações, incluindo o 3ª Seminário de Meio Ambiente, palestras educativas, atividades lúdicas sobre coleta seletiva, distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas e o primeiro carregamento de vidro que foi enviado para a reciclagem. As ações ocorreram em escolas da rede pública municipal de ensino da zona urbana e zona rural, Casa do Idoso, Praça de Fátima, empresa e sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), de onde saiu o primeiro carregamento com 47 toneladas da coleta exclusiva de vidro com destino a Indústria Vidreira do Nordeste, em Instância, Sergipe, onde o vidro é reciclado e convertido novamente em matéria-prima.

De acordo com a engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semmarh, “a programação foi bastante proveitosa por que foram desenvolvidas ações que visam, por meio da educação ambiental, garantir o futuro das próximas gerações, e que a finalidade é sempre envolver discentes de todos os níveis, servidores e a comunidade em geral. Importante destacar que além das ações que se encerraram nesta quarta-feira em comemoração a Semana do Meio Ambiente, as atividades de educação ambiental da Semmarh são permanentes em todos os seguimentos da sociedade”, concluiu Bárbara Brenda.

A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.