MEIO AMBIENTE
Parceria público-privada arboriza Avenida Bernardo Sayão
Cerca de 20 mudas de arvores foram plantadas na extensão da pista de caminhada da avenida,
Publicado em: 29/07/2019 por Léo Costa
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hidricos, Semmarh, em parceria com a empresa Maquisul Comercial LTDA, concluiu na última sexta-feira, 26, o projeto de arborização da Avenida Bernardo Sayão, uma das principais vias de acesso da cidade.
“A arborização é essencial a qualquer planejamento urbano e tem funções importantíssimas em nossa vida, como propiciar sombra, purificar o ar, constituir fator estético e paisagístico, diminuir o impacto das chuvas, contribuir para o balanço hídrico e valorizar a qualidade de vida. A parceria envolvendo o poder público e empresas é de grande valia”, destacou Rosa Arruda, secretaria do Meio Ambiente.
Na parceria público-privada a Semmarh, através do Departamento de Educação Ambiental e Áreas Protegidas, realizou o plantio de cerca de 20 mudas de árvores das espécies Pau-Preto e Oiti, na extensão da pista de caminhada da avenida, e a Maquisul Comercial LTDA, foi responsável pela colocação de cercas de proteção das mudas. “Como iniciativa privada, a exemplo do poder público, também nos preocupamos com a nossa cidade. É um dever nosso como cidadão imperatrizense fazer algo em beneficio do município e da sociedade. É algo muito importante que consideramos a muitos anos dentro da empresa é a questão ambiental. Já temos muita plantação de arvores e cerca de proteção de mudas em diversos pontos da cidade”, disse Joey Jacson Viera, dirigente da empresa.
Além das cercas de proteção a empresa doou 1.000 sementes de mogno para o Viveiro Municipal, Parque Alvorada II. O mogno é uma árvore nativa da Amazônia, o crescimento da planta é rápido, sendo que pode atingir quatro metros aos dois anos de idade. A largura do tronco varia entre 50 e 80 centímetro de diâmetro.