conscientização
PEV para destinação de eletroeletrônico entra em funcionamento
O ponto está instalado na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Publicado em: 07/08/2024 por Léo Costa
Entrou em funcionamento nesta quarta-feira (07), o primeiro Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para destinação exclusiva de produtos eletrônicos e pilhas em fim de vida útil da Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense.
O PEV faz parte do projeto de coleta seletiva desenvolvido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e Green Eletron - Gestora para Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos, e apoio da 3ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Meio Ambiente.
“O funcionamento do ponto para destinação de eletroeletrônicos estará em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h da manhã às 14h, ou em horário agendado. No mesmo local também temos recipientes para que sejam destinados os demais recicláveis. Qualquer pessoa ou empresa que queria fazer a destinação correta desses materiais é só procurar a Secretaria de Meio Ambiente. Dessa forma estarão evitando que substâncias nocivas sejam liberadas no meio ambiente”, destacou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.
O ponto de entrega voluntária está em funcionamento na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim, Rua Rafael de Almeida Ribeiro, 600, São Salvador. Ele recebe notebooks, impressoras, eletrônicos de escritório, eletrônicos de pequeno porte, tablets e celulares, acessórios de informática, câmeras, cabos e carregadores, eletroportáteis, ferramentas Elétricas e muitos outros. A Logística Reversa no Brasil está formulada no Decreto Federal 10.240/2020, o qual faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, no Brasil mais de 1,5 milhões de toneladas de lixo eletrônico são descartadas por ano, posicionando o País como o quinto maior produtor de lixo eletrônico do mundo.