Prefeitura avança na revitalização da Avenida 15 de Novembro

Comunidade é orientada sobre a importância da preservação do novo canteiro

Publicado em: 22/01/2020 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura avança na revitalização da Avenida 15 de Novembro

Plantas ornamentais, novos bancos e caramanchão embelezam e fazem parte do novo visual do canteiro central (Foto: Léo Costa)

No ano em que completa 168 anos de existência, dia 16 de julho, a tradicional Avenida 15 de Novembro, no Centro, recebe uma atenção especial da Prefeitura de Imperatriz, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura, Sinfra, e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh.

“A ação conjunta das duas pastas está dando um novo visual ao canteiro central da avenida. É um trabalho de revitalização que é feito em toda a extensão da via e que muda definitivamente a paisagem naquela área, proporcionado sombra, um espaço mais agradável e confortável para quem frequenta e, em especial, para quem mora no local”, avaliou Rosa Arruda, secretária do Meio Ambiente.

A via pública, que desde 2002 foi desmembrada e passou a se chamar de Ruas Frei Manoel Procópio e Tereza Cristina, está em processo de transformação com a colocação de blocos de concreto pré-moldados, recuperação e alinhamento de meio-fio, instalação de lixeiras, bancos de madeira e caramanchão, objeto utilizado em espaços verdes para efeitos de descanso, abrigo, entre outros. Na área de paisagismo, a avenida recebe uma repaginada com o plantio de grama, mudas de ipê e plantas ornamentais, como bromélias, camarazinho, bouganville e espirradeira.

A titular da Semmarh, aproveita para orientar a comunidade que o lixo domiciliar e do comércio deve ser colocado em locais adequados para que o caminhão possa fazer a coleta. “Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos. A nossa orientação é que moradores e comerciantes não coloquem lixo no canteiro central da avenida e, sim, em um espaço da calçada para ser coletado pela equipe da limpeza pública ou nas lixeiras que serão instaladas pela Sinfra”, orienta Rosa Arruda.

De acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Limpeza Pública, SLP, e da Sellix Ambiental, responsável pela logística, a coleta de lixo domiciliar na Avenida 15 de Novembro é realizada diariamente no período da noite e a coleta seletiva todas as segundas-feiras, pela manhã, e nas terças e quartas-feiras, na parte da tarde. Caso seja um grande gerador de material reciclável, pode manter contato através do Disque Coleta: (99) 99182-8144 ou 99105-2431.