Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO

Prefeitura lembra Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, com mobilização

Em alusão à data, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realiza uma vasta programação até o dia 30 de abril

Publicado em: 24/04/2024 por Dema de Oliveira

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura lembra Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, com mobilização

Realizado pit-stop em frente à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre 8 e 12 horas, e mesa redonda entre 9 e 12 horas (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), iniciou nesta quarta-feira (24), mobilização em comemoração ao Dia Internacional do Ruído, celebrado hoje. Objetivo é o de conscientizar sobre o ruído, poluição sonora e perturbação do sossego público, principalmente em relação aos idosos. Em alusão à data, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realiza uma vasta programação até o dia 30 de abril.

Nesta quarta-feira (24), aconteceram como parte da programação, um pit-stop em frente à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre 8 e 12 horas, como também, uma mesa redonda entre 9 e 12 horas. A secretária do Meio Ambiente, Rosa Arruda e sua equipe, ministrará, uma série de palestra durante essa semana, até o dia 30 de abril.

“Essas datas servem para chamar a atenção da população, da importância da preservação, seja com relação ao combate do ruído, da poluição sonora e de todos os sons, prejudiciais à saúde, principalmente quando se trata das pessoas idosas”, destacou Rosa Arruda, titular da Semmarh.

A poluição sonora é uma das principais fontes de poluição. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente realiza todos os anos ações de conscientização para que a população dê mais atenção à saúde auditiva, que é muito importante para a qualidade de vida.

O meio ambiente físico, nos proporciona sensações captadas pelos cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Essas sensações são processadas pelo sistema neura, que é responsável por produzir respostas a ações voluntárias ou involuntárias. Os estímulos sonoros percebidos pelo pavilhão auditivo (orelha), podem causar sensações agradáveis ou perturbadoras. Dependendo da intensidade e do tempo de exposição, esses estímulos podem ser nocivos à saúde e causar perda da audição, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT-1977).

Além dos profissionais das áreas de manufatura, música, áudio, telemarketing, saúde (dentistas e enfermeiros), construção civil, agricultura e setor de transportes (aéreo, rodoviário e ferroviário), locais como concertos, shows, e escolas, também estão sujeitos a níveis elevados de ruídos. Os ruídos ocupacionais podem ser contínuos, com pouca ou nenhuma variação, intermitentes, com oscilações de intensidade, ou de impacto, com picos que duram menos de um segundo, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (TEM-1978).

O Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído (INAD) é uma campanha difundida mundialmente e ocorre em uma data móvel, sempre na última quarta-feira do mês de abril. A campanha no Brasil, realizada desde 2008, tem ganhado destaque por acreditar que a mudança de mentalidade deve ser fomentada desde cedo.

 

Confira toda a programação:

  • Dia 25/04: Mobilização na casa Esperança
  • Dia 26/04: Mobilização no Centro de Referência da Pessoa Idosa da Região Tocantina – CREAISPI
  • Dia 29/04: Mobilização na Casa Vidas Florescentes e na Casa do Idoso Feliz
  • Dia 30/04: Mobilização na Associação Pró-Idosos de Imperatriz – APII

Meio Ambiente