CONSCIENTIZAÇÃO

Prefeitura promove seminário em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Evento faz parte da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente que será realizada até o dia 14 de junho

Publicado em: 05/06/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura promove seminário em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Seminário de Meio Ambiente foi realizado no auditório do IFMA. (Foto: Maira Soares)

Em comemoração alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), deu início nesta segunda-feira (05), as atividades da Semana do Meio Ambiente. A programação foi iniciada com a realização do 3º Seminário Municipal de Meio Ambiente, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Imperatriz.

Participaram alunos, professores e gestores do IFMA, e representantes da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), Ministério Público Estadual do Maranhão (MPMA), VLI Multimodal S.A, entre outros. A programação prossegue, às 9h, da terça-feira (06), com palestra e atividade lúdica sobre coleta seletiva, na Escola Municipal Senhor Jesus, na Vila Conceição II, Zona Rural, e às 11h, ocorre o primeiro carregamento de Vidro, na sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), que será enviado para a recicladora.

“O seminário é parte de uma série de atividades que serão desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente no decorrer da semana. A programação tem por objetivo envolver todos os setores da sociedade com ações de educação ambiental, reforçando por meio de palestras a importância de se preservar o meio ambiente com a coleta seletiva e também será feita a distribuição de mudas”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Durante o seminário foi realizada uma feira de produtos produzidos pela Ascamari e ministradas palestras sobre leis que regem o gerenciamento de Resíduos Sólidos e suas particularidades, pelo promotor de Justiça, Jadilson Cirqueira de Sousa, titular da 3ª Promotoria Especializada em Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Maranhão, e Consumo Consciente, que teve como palestrante a analista ambiental, Joina Alves dos Santos.

Também contou com a participação especial do ex-presidente e atual diretor financeiro da Ascamari, José Ferreira, o Seu Zezinho, como convidado especial fez um relato sobre sua experiência como catador de recicláveis e da parceria entre associação e Prefeitura de Imperatriz no projeto de coleta seletiva.

“Fui um importante avanço para nós catadores ligados a Ascamari, por meio dessa parceria com a Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente, firmada em 2018, e esperamos avançar ainda mais. Em relação à semana do meio ambiente é um período para se refletir na importância das questões ambientais que deve envolver toda a comunidade”, disse Seu Zezinho.

A Semana Municipal do Meio Ambiente, traz como tema “Direito de ter, Dever de Cuidar”, e prossegue até o dia 14 de junho com palestras e atividades lúdicas em escolas da zona urbana e da zona rural e na empresa Equatorial Energia, doação de mudas e o carregamento das primeiras toneladas de vidro coletada pela coleta seletiva exclusiva de vidro que serão destinadas para a recicladora.

SEMANA DE MEIO AMBIENTE

Tema: Direito de ter, Dever de cuidar

Programação prossegue até o dia 14 de junho de 2023

06 DE JUNHO DE 2023 (TERÇA-FEIRA)

Palestra e atividade lúdica sobre coleta seletiva.

Local: Escola Municipal Senhor Jesus, na Vila Conceição II, Zona Rural.

Primeiro carregamento de Vidro para ser enviado para a recicladora.

Local: ASCAMARI

07 DE JUNHO DE 2023 (QUARTA-FEIRA)

Doação de mudas de árvores

Local: Praça de Fátima